Doações de sangue feitas durante o jogo do Brasil podem salvar 300 vidas

Cristina Seciuk - CBN Curitiba


Diferente de muitas unidades de atendimento ao público, o Hemepar abriu normalmente nesta sexta-feira (22); esperava pelos doadores desde as 7h30, apesar de ser manhã de Brasil em campo pela Copa do Mundo.

A partida contra a Costa Rica, que terminou em suados dois a zero para a seleção canarinho, teve placar positivo também na central de coletas. Quem conta é a chefe da divisão de gestão de qualidade do Hemepar, Elvira Folda.

“Compareceram 115 candidatos, que se transformou em 76 bolsas coletadas. Em um primeiro momento pensamos em fechar, mas avaliamos melhor, os pacientes continuam precisando de sangue e foi uma grata surpresa ter um dia praticamente normal”, disse.

Em um dia normal, a média de coletas é de 120, número que – fracionado – chega muito perto dos resultados desta sexta. As 76 bolsas de sangue coletadas durante a manhã têm potencial para salvar mais de trezentas vidas, motivo da comemoração do Hemepar com relação à decisão de manter as portas abertas mesmo com o mundial rolando na Rússia.

Para a próxima semana, quanto o selecionado de Tite enfrenta o próximo compromisso, contra a Sérvia, às 15h da quarta-feira (27) as doações também não param e quem for até a unidade não vai perder nenhum lance, mas vai precisar controlar a emoção: todos os hemonúcleos estão autorizados a transmitir as partidas.

“Nós temos a sala de espera do doador, antes de fazer a triagem clínica tem um televisor e na sala de coleta também tem dois televisores. Então o doador pode vir e continuar vendo seu joguinho com todo conforto que uma doação pode permitir”, afirmou.

Além de Curitiba, as unidades da rede em Paranaguá, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Umuarama e Telêmaco Borba também abriram durante o jogo desta sexta-feira (22).

Quem quiser aproveitar a paradinha na hora de assistir a seleção para vestir a camisa da solidariedade, o Hemepar fica no alto da XV, na Travessa João Prosdócimo, número145, e funciona das 7h30 às 17h30.

QUEM PODE DOAR:

Qualquer homem e mulher de 16 a 69 anos, desde que:

– Menores de 18 anos com a autorização de um responsável;
– Esteja em boas condições de saúde;
– Pese no mínimo 50kg;
– Esteja descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);
– Apresente documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).

Homens podem doar a cada 60 dias e quatro vezes em um período de 12 meses. Mulheres devem aguardar três meses para uma nova doação e respeitar o limite de três vezes a cada 12 meses. As pessoas que realizarem três doações em um período de 12 meses também podem solicitar a emissão do certificado de Doador Fidelizado de Sangue.

 

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="531831" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]