Coronavírus: UFPR abre edital com recursos próprios e investe R$ 2 milhões em pesquisas

Angelo Sfair

ufpr, uiversidade federal do paraná, pesquisa, edital, coronavírus, covid-19

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) abriu nesta semana o edital para projetos de pesquisa, extensão e inovação tecnológica relacionados ao combate à pandemia do coronavírus. São R$ 2 milhões em recursos próprios disponíveis para todas as áreas do conhecimento.

Os editais foram abertos na segunda-feira (18) e as inscrições podem ser feitas até o dia 1º de junho. “Nós temos em torno de uma centena de programas de pós-graduação, mestrado e doutorado, milhares de pesquisadores, então a expectativa é que nossos professores das mais diversas áreas aceitem esse chamado”, disse ao Paraná Portal o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

O objetivo é aprofundar perguntas e se aproximar de respostas sobre o contexto pós-pandemia. Além das ciências biológicas e ciências da saúde -que lideram o processo de combate ao coronavírus na linha de frente-, a UFPR pretende abrir espaço para pesquisas em todas as áreas do conhecimento.

“Eu espero que as demais áreas, inclusive as humanidades, demonstrem nos projetos que sejam apresentados, a centralidade também desse conhecimento para o momento da pandemia e pós-pandemia”, resumiu Ricardo Marcelo Fonseca.

A Universidade Federal do Paraná acredita que a multidisciplinaridade é fundamental para enfrentar os desafios impostos pela pandemia. “Eu tenho essa convicção de que as respostas mais eficazes para o mundo que virá depois têm que ser respostas transversais”, comentou o reitor.

Ricardo Marcelo Fonseca aponta que as ciências humanas não podem ser negligenciadas. “As respostas mais eficazes serão aquelas que possam pensar globalmente a convivência humana, as transformações do comportamento, a Economia, o Direito”, concluiu.

O edital completo e as inscrições estão disponíveis no site da Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças.

Previous ArticleNext Article