Educação Infantil pode voltar em 46 municípios do Paraná

Redação


O Sinepe (Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná) protocolou nesta segunda-feira (27) um ofício a prefeitos e secretários de saúde de 46 cidades do Estado, incluindo Curitiba, pedindo a retomada gradativa da Educação Infantil.

De acordo com o sindicato, a educação dessa faixa etária foi uma das mais afetadas durante os quatro meses de quarentena pela covid-19. O Sinepe defende o volta parcial das atividades, respeitando as medidas sanitárias vigentes no combate ao novo coronavírus.

“O desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social já foi duramente afetado, e prolongar isso por tempo indeterminado é colocar em xeque a continuidade da educação delas não apenas em 2020, mas durante toda a vida”, justifica Esther Cristina Pereira, presidente do Sinepe/PR.

A presidente do sindicato ressalta ainda que as aulas online, adotadas por diversas prefeituras do Paraná durante os últimos meses de isolamento social não são indicadas para crianças dessa faixa etária, de 0 a 5 anos.

“Vamos começar a atender pelos pequenos, pois as mães que precisam trabalhar estão deixando os filhos com vizinhas, mães crecheiras. Nesses locais, onde estão crianças de famílias diferentes, o risco é muito maior do que ficar na escola, que seguirá protocolos”, observa.

Os 46 municípios do Paraná que o Sinepe/PR protocolou o ofício foram: Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Candói, Carambeí, Cascavel, Castro, Chopinzinho, Colombo, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guaíra, Guarapuava, Guaratuba, Ibema, Ivaiporã, Jesuítas, Joaquim Távora, Lapa, Laranjeiras do Sul, Mangueirinha, Manoel Ribas, Marechal Cândido Rondon, Palmas, Palmeira, Palotina, Paranaguá, Pato Branco, Pinhais, Pinhão, Pirai do Sul, Piraquara, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, São Mateus do Sul, São Miguel do Iguaçu, Telêmaco Borba, Toledo e União da Vitória.

Previous ArticleNext Article