Eleitor tem até hoje para regularizar situação e não perder título

Francielly Azevedo


Com Ana Krüger

O eleitor, que não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições ou não pagou as multas correspondentes, tem até esta terça-feira (2) para regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. Após essa data, essas pessoas correm o risco de ter o título cancelado.

O coordenador de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral, Marden Machado, conta que o eleitor pode enfrentar vários prejuízos se não regularizar a situação com a Justiça.

“Com o título cancelado, ele fica impedido de uma série de ações corriqueiras. Se eventualmente ele precisar renovar ou tirar um passaporte, ele precisará apresentar a certidão de quitação eleitoral, que não será emitida por ele estar com essa pendência. Se ele for aprovado em um vestibular de universidade pública, ele não poderá se matricular. Se for aprovado em concurso público também será exigida a quitação eleitoral, que ele não terá como obter por estar com o título cancelado”, explica.

Se o seu título for cancelado, é preciso solicitar à Justiça um novo documento. “Com o título cancelado ele terá que solicitar ao juiz eleitoral o restabelecimento da sua inscrição. É um processo um pouco mais burocrático, que precisará ser feito caso ele queira seu título de volta”, afirma.

 

Como regularizar

Para fazer a regularização, no cartório eleitoral, o eleitor deverá apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa.

“Será cobrada uma multa no valor de R$ 3,51 por cada eleição que ele não votou e não justificou, feito esse pagamento a situação fica regularizada”, ressalta.

O cidadão pode consultar sua situação perante a Justiça Eleitoral nos cartórios eleitorais, no site do TSE ou no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TR-PR). Pode ainda ir ao cartório eleitoral e solicitar essa informação.

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="428477" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]