Eleitores enfrentam horas em filas para regularizar o Titulo Eleitoral

Fernando Garcel

Com o prazo para requerer o título de eleitor, alterar dados cadastrais ou fazer a transferência do domicílio eleitoral chegando ao fim, a fila de eleitores está dando voltas na Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), no bairro Prado Velho. Ontem, o local recebeu mais de 1,3 mil pessoas. A data limite para solicitar o documento ou alterações termina na próxima quarta-feira (9).

Sem Lula, maioria dos eleitores ainda não tem candidato para as eleições de 2018
UFMG lança sistema que promete combater desinformação nas eleições

O TRE suspendeu a possibilidade de agendamentos e a desde esta semana os eleitores com pendências passaram a ser atendidos por ordem de chegada. Somente os cartórios eleitorais de Araucária, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina e Santa Isabel do Ivaí ainda fazem agendamentos na reta final para regularização do título antes das eleições.

Segundo o TRE, os serviços mais procurados pelos eleitores paranaenses têm sido a revisão biométrica para quem teve o título cancelado e a transferência de cidade ou local de votação.


O TRE divulgou na quarta-feira (2) o número de eleitores que tiveram títulos cancelados porque não compareceram durante o período de revisão biométrica. Em Curitiba foram 109.226 e no Paraná, 709.053 títulos cancelados. Há também eleitores que tiveram títulos cancelados por não comparecer nas últimas três eleições. São 18.720 cancelamentos em Curitiba e 57.838 no Paraná.

A próxima quarta-feira (9) também é o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar transferência para seção com acessibilidade e, ainda, para que presos provisórios e adolescentes internados possam regularizar a situação eleitoral para votarem nas Eleições de 2018.

O dia 9 de maio ainda é o prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral para que eleitores trans solicitem a inclusão de nome social no título de eleitor e no caderno de votação das eleições deste ano, e para atualizarem a identidade de gênero no Cadastro Eleitoral. Em Curitiba, a regularização do título deve ser feita na Rua João Parolin, 55, no Bairro Prado Velho.

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook