Geral
Em dez dias, Força-Verde resgatou 174 aves silvestres no Litoral

Em dez dias, Força-Verde resgatou 174 aves silvestres no Litoral

Nos primeiros dez dias da Operação Verão Consciente, oito pessoas foram presas e 174 aves silvestres foram resgatadas pe..

Weslley Neto - UOL/Folhapress - sexta-feira, 1 de janeiro de 2021 - 12:04

Nos primeiros dez dias da Operação Verão Consciente, oito pessoas foram presas e 174 aves silvestres foram resgatadas pelo BPAmb-FV (Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde ), no Litoral do Paraná.

Segundo o balanço do batalhão, entre 19 e 29 de dezembro, os policiais militares ambientais atenderam 47 denúncias e lavraram 19 autos de infração ambiental, os quais correspondem a quase R$ 480 mil em multas aos infratores.

Com base em denúncias, os policiais militares ambientais flagraram situações de caça e pesca ilegal, desmatamento de áreas de proteção ambiental permanente, e também danos contra a fauna e flora.

Dos pássaros silvestres resgatados, alguns constam na lista de aves com risco de extinção, como é o caso do papagaio-de-peito-roxo.

No mar e nos rios que chegam às baías de Paranaguá e Guaratuba, os policiais militares ambientais fizeram abordagens a embarcações para verificar documentação e inibir crimes contra a pesca. As ações resultaram na apreensão de 460 metros de redes de pesca.

Já a fiscalização contra a extração de recursos naturais de maneira irregular levou as equipes a apreender 48 vidros de palmito Jussara em uma casa na cidade de Matinhos, produto que seria comercializado sem a devida documentação legal e os cuidados sanitários necessários.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelo telefone 190 da Polícia Militar e pelo Disque-Denúncia 181.

Compartilhe