Em dez dias, Força-Verde resgatou 174 aves silvestres no Litoral

William Bittar - CBN Curitiba


Nos primeiros dez dias da Operação Verão Consciente, oito pessoas foram presas e 174 aves silvestres foram resgatadas pelo BPAmb-FV (Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde ), no Litoral do Paraná.

Segundo o balanço do batalhão, entre 19 e 29 de dezembro, os policiais militares ambientais atenderam 47 denúncias e lavraram 19 autos de infração ambiental, os quais correspondem a quase R$ 480 mil em multas aos infratores.

Com base em denúncias, os policiais militares ambientais flagraram situações de caça e pesca ilegal, desmatamento de áreas de proteção ambiental permanente, e também danos contra a fauna e flora.

Dos pássaros silvestres resgatados, alguns constam na lista de aves com risco de extinção, como é o caso do papagaio-de-peito-roxo.

No mar e nos rios que chegam às baías de Paranaguá e Guaratuba, os policiais militares ambientais fizeram abordagens a embarcações para verificar documentação e inibir crimes contra a pesca. As ações resultaram na apreensão de 460 metros de redes de pesca.

Já a fiscalização contra a extração de recursos naturais de maneira irregular levou as equipes a apreender 48 vidros de palmito Jussara em uma casa na cidade de Matinhos, produto que seria comercializado sem a devida documentação legal e os cuidados sanitários necessários.

Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas pelo telefone 190 da Polícia Militar e pelo Disque-Denúncia 181.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="736728" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]