Em seis meses, quase 450 casos de furtos e vandalismo foram registrados nas escolas e creches de Curitiba

Francielly Azevedo


Um homem, de 32 anos, foi preso na noite desta quinta-feira (30), suspeito pelo furto da estrutura de alumínio das janelas da Escola Municipal Professora Nathália de Conto Costa, no bairro Umbará.

De acordo com o inspetor Jonatas Barbosa de Lima, chefe do núcleo Bairro Novo da Defesa Social, um vizinho ouviu um barulho de arrombamento e acionou a Guarda pelo telefone de emergência.

O inspetor contou que o homem tentou largar o material e fugir, mas foi contido pelos guardas e encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil. Há indícios de que ele tenha participado de outras situações semelhantes de retirada da estrutura de alumínio na Escola Municipal Heráclito Sobral Pinto, no Sítio Cercado.

O inspetor da GM reforça que a contribuição de pessoas que percebem alguma atitude suspeita em unidades de ensino e de saúde, principalmente no período da noite, é fundamental para o trabalho de repressão a esse tipo de crime. O telefone da Guarda Municipal é o 153.

No primeiro semestre deste ano, foram registradas 442 ocorrências em escolas e creches de Curitiba. Sendo 282 por furto e 160 por vandalismo.

A Secretaria Municipal da Educação (SME) contabiliza gasto médio anual de R$ 310 mil para recuperação de unidades da rede municipal de ensino que sofrem algum tipo de vandalismo. O valor inclui reposição de vidros, esquadrias, cabos, tubulações, grades, telhas, portas e serviços de pintura.

A Câmara Municipal de Curitiba convidou os gestores da Secretaria Municipal da Educação e da Secrataria Municipal de Defesa Social e Trânsito, para darem explicações, na próxima quarta-feira (5),  sobre a eficiência dos serviços segurança monitorada prestados pela empresa Grupo Cinco Sistemas Integrados de Segurança Sociedade Ltda. O convite foi feito após muitas invasões e furtos em escolas e CMEIs do município.

 

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="549809" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]