Empresa curitibana desenvolve equipamento de reciclagem automática

Redação

O sistema de reconhecimento autônomo é capaz de reconhecer quatro tipos de resíduos, confira!
Empresa curitibana desenvolve equipamento que separa resíduo reciclável

Uma empresa curitibana desenvolveu um equipamento com capacidade de separar automaticamente o resíduo reciclável através da inteligência artificial e visão computacional.

O equipamento da empresa Ciclefy conta com um aparato circular e uma câmera de reconhecimento que gira em torno do objeto depositado na lixeira. Em seguida, imagens da embalagem é coletada. A partir do momento que o sistema tem posse das imagens, ele identifica o tipo de resíduo depositado e separa por tipo.

O sistema de reconhecimento autônomo é capaz de reconhecer quatro tipos de resíduos:

  • plástico;
  • lata;
  • papel/papelão;
  • embalagem cartonada;

Atualmente o protótipo, que utiliza tecnologia nacional, está na fase de aperfeiçoamento no sistema de identificação. A previsão é que esteja finalizado até junho de 2021.

De acordo com Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), o índice nacional de reciclagem no Brasil é de apenas 3%. Por isso, o equipamento deve auxiliar o setor.

INTEC APOIA EMPRESA CURITIBANA QUE DESENVOLVEU EQUIPAMENTO QUE SEPARA RESÍDUO RECICLÁVEL 

A empresa que desenvolveu o equipamento de reciclagem automática participou de todo o processo seletivo previsto no edital, que consiste em etapas como a avaliação por uma banca de especialistas das áreas técnica, financeira e comercial.

O projeto apresentou uma solução ambiental para separação de resíduos e a utilização da inteligência artificial para automatizar esse processo. Durante as primeiras fases do programa de incubação será validada a solução nos clientes, identificando gargalos tecnológicos como design, por exemplo.

A Intec (Incubadora Tecnológica do Tecpar) apoia o projeto que promete inovar a coleta seletiva de resíduos recicláveis. O apoio da incubadora do Tecpar irá se dar também para conhecimento de mercado, identificando formas de alavancar o empreendimento e torná-lo bem-sucedido.

Previous ArticleNext Article