Geral
Equipes da Copel usam barcos para atender áreas alagadas no Paraná

Equipes da Copel usam barcos para atender áreas alagadas no Paraná

Caso as cheias avancem em alguns pontos de alagamento, a companhia precisará desligar a energia por risco de choque elétrico.

Rafael Nascimento - sexta-feira, 13 de outubro de 2023 - 09:40

Equipes da Copel utilizam barcos para acessar áreas que estão alagadas no Paraná e que estão sem luz. O Centro-Sul do Estado é a região que apresenta mais dificuldade de acesso devido a cheia de rios, segundo a Companhia.

Segundo a atualização mais recente da Copel, mais de 14 mil casas estão com o fornecimento de energia elétrica interrompido na região.

Em União da Vitória, no Sul do Estado, e em Porto União, cidade catarinense também atendida pela Copel, eletricistas utilizam embarcações para chegar em algumas localidades.

Caso as cheias avancem em alguns pontos nestas cidades, a companhia precisará desligar a energia por risco de choque elétrico.

Vertedouros de usinas abertos

Por conta do alto volume de chuvas registrado nos últimos dias, a vazão em diversos rios paranaenses continua subindo.

Em Porto Amazonas, o nível do Rio Iguaçu ultrapassou os sete metros nesta quinta-feira (12), alagando casas, comércios e equipamentos públicos.

A Copel informou que os vertedouros das barragens onde a empresa opera seguirão abertos para manter as represas em níveis seguros de operação.

No Rio Iguaçu existem seis grandes usinas hidrelétricas – três delas operadas pela Copel. Na região Centro-Sul do Estado, onde estão as usinas Governador Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia) e Governador Ney Braga (Segredo), desde a madrugada de ontem (12) o acumulado de chuvas chegou a 100 mm, bem acima do volume apontado nas previsões.  

Diante desse cenário, em Foz do Areia, a Copel está mantendo a geração de energia em potência máxima e abriu todas as comportas do vertedouro. Com a medida, a quantidade de água que está sendo liberada rio abaixo é equivalente ao volume que está chegando no reservatório, estratégia que evita agravar os alagamentos rio acima, na região de União da Vitória.

A usina de Segredo também está gerando mais energia e aumentou o vertimento, mantendo o reservatório próximo de 95% de armazenamento. Na região Sudoeste do Paraná, a usina Salto Caxias, também aumentou o volume de água liberada neste feriado.

As chuvas intensas no alto e médio Iguaçu e a consequente elevação das vazões em toda a bacia deve levar também ao aumento do volume de água que chega às Cataratas, em Foz do Iguaçu. Ontem, havia previsão de a vazão se aproximar dos 11 milhões de litros de água. A vazão média histórica nas Cataratas é de 1,5 milhão de litros por segundo.

As usinas de Mauá, no Rio Tibagi, e a represa do Capivari que alimenta a Usina Governador Parigot de Souza também seguem com comportas abertas. 

A abertura dos vertedouros é um procedimento padrão para garantir a segurança das barragens e da população, ainda segundo a Copel.

Compartilhe