Equipes de limpeza retiram 500 toneladas de lixo das praias do Paraná

Cerca de 130 trabalhadores atuam no trabalho de limpeza em 48 quilômetros da orla paranaense, segundo a Sanepar.

Redação - 11 de fevereiro de 2022, 16:55

Foto: Andre Thiago/Sanepar
Foto: Andre Thiago/Sanepar

Equipes de limpeza da Sanepar retiraram 500 toneladas de lixo das praias do Paraná, informou a companhia nesta sexta-feira (11). A marca contempla ações de limpeza nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

A atividade de limpeza da orla é feita diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, desde 17 de dezembro. O serviço de limpeza nas praias vai até o início de março.

Cerca de 130 trabalhadores atuam nos mutirões, segundo a Sanepar. Eles atuam em 48 quilômetros lineares da orla, na limpeza, varrição, transporte e separação de resíduos.

Entre os principais resíduos encontrados estão plásticos, vidro, cascas de coco e bitucas de cigarro. Nesta temporada, as equipes de limpeza também encontraram uma grande quantidade de máscaras descartáveis.

A Sanepar alerta para a necessidade urgente do descarte correto de resíduos, que reduz a poluição e a contaminação do meio ambiente e melhora a qualidade de vida de todos, além de ser fonte de renda e de trabalho.

A empresa também distribui aos banhistas embalagens para que eles mesmos recolham o lixo e instalou 400 tambores nas calçadas de Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná, o que facilita o descarte correto.

Neste verão, em caráter experimental, a Sanepar também está fazendo a coleta de lixo em Morretes e Guaraqueçaba. Em Morretes, as ações ocorreram em janeiro, com a retirada de 500 quilos em apenas dois dias de trabalho nas margens do Rio Nhundiaquara e em seus afluentes. A ação em Guaraqueçaba está ocorrendo em fevereiro.