Escolas estaduais do Paraná farão eleições para diretores em 9 de dezembro

Redação

Escolas estaduais do Paraná farão eleições para diretores em 9 de dezembro

Desde a última sexta-feira (13), cerca de 1,7 mil escolas estaduais do Paraná estão se preparando para realizarem eleições para diretores no dia 9 de dezembro.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte publicou nesta segunda-feira (16) resolução sobre essas eleições que vão definir os diretores nessas escolas estaduais para os próximos quatro anos.

Cada escola terá oito membros responsáveis pelo planejamento, organização e execução do processo da eleição nessas instituições de ensino. Esses escolhidos serão representantes legais dos alunos não votantes, professores, funcionários e estudantes maiores de 16 anos.

Ficarão de fora dessas eleições os futuros Colégios Cívico-Militares, os de Educação Integral, as instituições de ensino em Comunidades Indígenas e Quilombolas, as cedidas ou localizadas em entidades religiosas e nos Colégios da Polícia Militar do Paraná.

O edital de convocação para inscrição das chapas de diretores será feito nesta quarta-feira (18) e o prazo final para o registro das candidaturas será às 18h desta sexta-feira (20).

Tem direito a voto nessas eleições professores, funcionários, responsáveis legais e alunos com mais de 16 anos de cada uma das escolas estaduais participantes.

A eleição para ser homologada precisa de quórum mínimo de 35% dos aptos a votar. Caso não seja atingido esse índice, será marcada um novo pleito.

Caso seja feito o registro de mais de duas chapas em uma escola, caso o candidato vencedor receber menos de 40% dos votos válidos deverá ser realizado um segundo turno entre os dois primeiros colocados.

LEIA MAIS: Covid-19 decola e secretária da Saúde alerta: ‘Curitibano perdeu o medo’

Previous ArticleNext Article