Estiagem no Paraná: fenômeno La Niña traz seca até abril, alerta Sanepar

Redação

Chuvas melhoram reservatórios do Sul, mas Centro-Oeste ainda verá seca em outubro

Apesar das chuvas acima da média entre novembro e janeiro, a estiagem no Paraná não deve dar trégua. A previsão é de que o fenômeno climático La Niña diminua a quantidade esperada de chuva entre fevereiro e abril.

A previsão é da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), que já observa tendência de queda no nível médio de água dos reservatórios do SAIC (Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana).

Por isso, a empresa afirma que não é possível, neste momento, abrir mão do rodízio no abastecimento de água.

De acordo com a companhia de abastecimento de água, as informações sobre o La Niña foram divulgadas por agências meteorológicas internacionais. As previsões indicam chuvas abaixo da média durante todo o período do outono.

A estiagem continua a preocupar o Paraná, embora novembro tenha registrado chuvas 70% acima da média. Em dezembro, choveu 20% a mais do que a média, e em janeiro o acumulado foi 5% superior à média histórica.

“Chuvas na média não recuperam reservatórios, principalmente por causa do déficit hídrico acumulado”, destaca Julio Gonchorosky, diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar.

Por isso, a tendência é a de que a Sanepar mantenha o sistema de rodízio no abastecimento de água, pelo menos, até que o nível de água médio do SAIC chegue a 60% — nível considerado seguro. Hoje, esse índice é de 48,52%.

Conforme o Simepar, de fevereiro de 2020 a janeiro de 2021, com a estiagem histórica no Paraná, choveu apenas 1.091 milímetros. O déficit de chuvas foi de 346 milímetros.

“Para que os reservatórios cheguem a 60% em março, teríamos que ter chuvas de 70 mm a cada 10 dias desde o início deste mês. Infelizmente o cenário é desfavorável”, diz o diretor.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="744542" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]