
Advogado morto em posto de Curitiba abriu ação contra Moro, mas polícia nega relação
Vinicius Cordeiro
12 de junho de 2020, 13:35
Um estudante de jornalismo de Ponta Grossa faz parte da equipe finalista da maratona virtual da Agência Espacial Norte A..
Angela Luvisotto - BandNews FM Curitiba - 12 de junho de 2020, 13:56
Um estudante de jornalismo de Ponta Grossa faz parte da equipe finalista da maratona virtual da Agência Espacial Norte Americana, a NASA. Heryvelton Martins, aluno da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), criou um projeto para transformar lixo reciclável em distribuição de água potável para quem precisa.
O projeto do estudante paranaense se chama “CashBack Water” e foi o finalista na categoria Nova Perspectiva do Nasa Space Apps Challenge Brazil, que propôs desafios para enfrentar problemas causados pela pandemia da Covid-19. Heryvelton é parte da equipe denominada “Megazord” que tem seis participantes de diferentes estados brasileiros.
O projeto deles é um aplicativo que indica os pontos de coleta do lixo reciclável. A cada depósito, o usuário ganha um crédito ou pontos para trocar por água potável. A solução propõe ainda que o material reciclado arrecadado seja destinado para criar ferramentas novas que possam ser usadas em hospitais ou no espaço pelos astronautas. O programa da Nasa é um hackathon e cada equipe teve 48 horas para elaborar os projetos que solucionassem problemas decorrentes da pandemia do coronavírus no mundo inteiro. Toda a etapa da maratona foi feita pela Internet e aconteceu entre os dias 30 e 31 de maio.
De acordo com os organizadores do evento, a etapa brasileira teve 6 mil inscritos, divididos em 500 equipes. No Brasil, 707 cidades participaram do hackathon. A maratona elegeu 12 finalistas que vão participar da etapa global do programa. Os vencedores vão ser divulgados em agosto. O prêmio é um convite para visitar o Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos.
Leia também: Advogado morto em posto de Curitiba abriu ação contra Moro, mas polícia nega relação