Estudantes ocupam restaurante da UFPR, em Curitiba

Redação

Estudantes ocupam restaurante da UFPR, em Curitiba

O RU (Restaurante Universitário) Central da UFPR (Universidade Federal do Paraná), em Curitiba, foi ocupado por estudantes neste sábado (6), após uma manifestação. De acordo com eles, o benefício dado pela instituição é insuficiente e atende apenas alguns alunos.

Quatro restaurantes de Curitiba estão fechados desde o primeiro semestre de 2020, quando o ensino remoto foi adotado por causa da pandemia da Covid-19. No ano passado, estudantes em situação de vulnerabilidade receberam um auxílio de até R$ 300 reais.

Até a tarde deste domingo, os alunos ainda ocupavam o RU da UFPR. “Se negam nosso direito à alimentação, se negam nosso acesso às aulas presenciais com qualidade e segurança sanitária, diferente desse ensino híbrido fajuto, então faremos com nossas próprias mãos”, argumentou o movimento nas redes sociais.

Em nota, a UFPR afirmou que “não houve contato por parte dos estudantes que ocuparam o Restaurante Universitário Central. Dessa forma, os estudantes não apresentaram uma pauta de reivindicações. Sabe-se apenas, pelas faixas colocadas na entrada do Restaurante Universitário, que eles solicitavam a abertura dos Rus.”

“A UFPR informa que, desde o início da pandemia, em março de 2020, vem pagando aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica um Auxílio Refeição Emergencial. Em setembro de 2021, aumentou-se o número de estudantes contemplados com esse auxílio (de 345 para 1050 estudantes), havendo também um acréscimo do seu valor, de 250 reais para 300 reais, para estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

Foram ofertadas 2000 vagas para esse auxílio, mas, entretanto, a procura foi de 1050 estudantes, que hoje o recebem regulamente. Cabe ressaltar que, neste período de pandemia, nenhum auxílio econômico ou bolsa que seja de responsabilidade da UFPR sofreu atraso ou cortes. Houve, na verdade, a ampliação das ações de suporte para os estudantes. Por fim, informamos que a reabertura dos Restaurantes Universitários vem sendo estudada por comissões especializadas da UFPR.

Os restaurantes permanecem fechados em razão das normas de vigilância sanitária e de biossegurança, por recomendação dos cientistas que integram as respectivas comissões. Desde o início da pandemia da Covid-19 não fomos coniventes com nenhuma forma de conduta anticientífica e negacionista, e continuaremos a prezar pela saúde e a segurança de alunos, técnicos e professores.

Com o avanço da vacinação e a consequente diminuição do número de contaminações, quanto atingirmos patamares mais seguros, estudaremos a reabertura de nossos restaurantes.

A retomada das aulas teóricas presenciais está sendo preparada – sempre ouvida a nossa comissão de cientistas – e, desde setembro, houve a retomada de mais de 160 disciplinas práticas emergenciais em regime presencial, de acordo com a demanda proveniente dos próprios cursos e setores de ensino da universidade.”

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="801831" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]