Estudantes protestam com buzinaço e velório simbólico em frente ao Unicuritiba

Redação

O protesto foi pacífico e  teve um velório simbólico, como sinal de luto, pelo o que os estudante entendem como fim da educação na instituição
unicuritiba protesto estudantes grupo ânima buzinaço velório

Estudantes do Unicuritiba (Centro Universitário de Curitiba), fizeram um buzinaço, em sinal de protesto, em frente à instituição no início da tarde desta sexta-feira (19), no bairro Rebouças, em Curitiba.

Os estudantes protestam contra a Matriz Curricular E2A 2.0,que será  aplicada progressivamente na instituição, através do Grupo Ânima Educação, que recentemente comprou o centro de ensino.

Essa nova matriz reduz a carga horária dentro da sala de aula e aumenta EAD, ficando com janelas durante a semana. A insatisfação estudantil se dá pela alteração da grade curricular dos cursos oferecidos, sem uma consulta prévia aos alunos e professores.

Segundo uma das organizadoras do protesto, a estudante Ana Franca, do Diretório Acadêmico Clotário Portugal, as agremiações estudantis protocolaram uma notificação judicial, visando uma futura ação contra todas as irregularidades que estão ocorrendo no centro universitário.

“Essa nova matriz reduz a carga horária dentro da sala de aula e cria outras atividades (modelo de ensino por disciplina deixa de existir e passa a ser unidade curricular). Isso gera grande instabilidade, uma vez que não segue uma linha cronológica: por exemplo, ao invés de termos Direito Civil de forma fragmentada em vários semestres, teremos uma unidade curricular responsável por esse tópico com dois professores. Ocorre que, atualmente temos as matérias de acordo com a atuação e especialidade dos professores. E o que ocorrerá com os professores que sobrarem? A matemática não fecha. Além disso, o sistema de avaliação muda, sendo uma delas elaborada de forma padrão por diversos professores do Grupo Ânima, gerando uma insegurança gigantesca nos alunos por realizarem uma prova com questões elaboradas por um professor desconhecido”, informou a estudante.

O protesto foi pacífico e  teve um velório simbólico, como sinal de luto, pelo o que os estudante entendem como fim da educação na instituição.

protesto flores unicuritiba buzinaço
Colaboração/Coras de flores foram deixadas em frente à instituição como sinal de protesto

VEJA COMO FOI O BUZINAÇO

UNICURITIBA

O Unicuritiba é um tradicional Centro Universitário de Curitiba, são 70 anos de história e dedicação ao ensino.

A Faculdade de Direito de Curitiba (hoje Unicuritiba) foi o primeiro curso noturno de direito no Paraná, o que faz da instituição uma das mais tradicionais do Estado.

Recentemente a universidade foi comprada pelo Grupo Ânima Educação, em dezembro do ano passado, o qual é mantenedor de outras faculdades ao redor do Brasil.

VEJA A NOTA DA UNICURITIBA NA ÍNTEGRA

O UNICURITIBA é uma instituição que fomenta o debate e oferece amplo espaço para que seus estudantes manifestem opiniões em benefício da qualidade acadêmica. Assim, está aberto ao diálogo realizando continuamente rodadas de apresentação com dirigentes e conversas para que os alunos tenham a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer as vantagens do novo modelo.

Reiteramos que todas as movimentações realizadas têm como propósito humanizar ainda mais a relação de ensino e aprendizagem e levar educação de qualidade para todos os brasileiros, por meio de um modelo de excelência já consolidado no Brasil e no exterior.

 

Previous ArticleNext Article