Alguém viu a harpia? Expedição é criada para localizar ave rara no oeste do Paraná

Redação e BandNews FM Curitiba

harpia-expedição-parana

Neste final de semana, uma equipe de técnicos de conservação do Instituto Água e Terra vai sair em uma expedição em busca de uma ave rara, uma harpia, no oeste do Paraná.

A expedição foi criada depois que a ave, que é chamada de harpia ou gavião-real, e integra o brasão da bandeira do Paraná, foi vista no município de Coronel Domingo Soares.

EXPEDIÇÃO PARA ENCONTRAR HARPIA TEM PLANO DE AÇÃO

Para encontrá-la, um plano de ação emergencial de monitoramento da área do registro será feito. Assim, será estabelecido um plano territorial de conservação da espécie.

A presença do animal no estado despertou a esperança de que ainda haja outros da espécie na região. De acordo com o Instituto, o objetivo principal é, além de tentar novos registros da ave, orientar a comunidade local sobre a importância da preservação da espécie.

O QUE É UM GAVIÃO-REAL?

A harpia ou gavião-real é a maior ave de rapina do Brasil e é considerada em perigo no Paraná desde 2018. A ave é a mais pesada, com envergadura de 2,5 metros e peso de até 12 quilos.

Ela é rápida e possante em suas investidas, voa alternando rápidas batidas de asa com planeio. Além disso, tem um assobio longo e estridente e costuma voar em círculos sobre florestas e campos próximos.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="694075" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]