Geral
Fala Curitiba: consultas públicas presenciais começam hoje

Fala Curitiba: consultas públicas presenciais começam hoje

A consulta pública promovida anualmente pelo Executivo tem o objetivo de ouvir sugestões e demandas da população para melhorar a cidade; confira o cronograma.

Rafael Nascimento - segunda-feira, 15 de maio de 2023 - 07:39

As reuniões presenciais do programa Fala Curitiba começam nesta segunda-feira (15). A consulta pública impacta diretamente as áreas contempladas no orçamento 2024 do município.

Os primeiros encontros com a população ocorrem hoje nas regionais Bairro Novo e Boa Vista. De acordo com o cronograma da Prefeitura de Curitiba, estão agendados 29 encontros até 7 de junho, sempre a partir das 19h, para facilitar a participação dos moradores.

Também estão programados novos encontros nas regionais Boa Vista e Cajuru;  Boqueirão, Bairro Novo, CIC, Matriz e Portão, além ainda nas regionais Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.

A consulta pública promovida anualmente pelo Executivo tem o objetivo de ouvir sugestões e demandas da população para melhorar a cidade. Nessa etapa do programa, as consultas públicas coletam dados para a Lei Orçamentária Anual de 2024 (LOA).

“É muito importante que as pessoas que já registraram suas demandas na primeira etapa, preenchendo o formulário pelo site ou com a ajuda dos aplicadores do Fala Móvel, compareçam. Esse será o momento de detalhar o teor dos seus pedidos com os técnicos da Prefeitura de cada área e defendê-los junto aos demais participantes”, aponta o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske.

Além da participação presencial, a pesquisa também pode ser respondida pela internet, pelo site fala.curitiba.pr.gov.br.

Obras e Segurança lideram demandas na Capital

Neste ano, das 17 áreas que podem ser votadas na primeira fase da consulta, as duas que mais haviam recebido sugestões até a última semana eram Obras, com 4.785 indicações, e Segurança, com 4.510.

Cada pessoa pode escolher cinco áreas que considerar prioritárias entre o total ofertado.

Desde 2017, o Fala Curitiba soma 403 demandas formuladas pela população e transformadas em ações pela administração municipal. Destas, 85% já foram concluídas e 15% estão em andamento.

Compartilhe