Falso pai de santo é condenado por crimes em Curitiba

CBN Curitiba


A Vara de Infrações Penais contra Crianças, Adolescentes e Idosos de Curitiba condenou a 39 anos, 4 meses e 28 dias de reclusão um falso pai de santo pelos crimes de extorsão, violência sexual mediante fraude e tortura, praticados contra várias vítimas na capital.

O homem se apresentava como pai de santo e se aproveitava da posição de liderança espiritual para cometer os atos, de acordo com o MPPR (Ministério Público do Paraná). A sentença foi proferida na última semana.

O caso foi denunciado em 2020, com a identificação de várias vítimas em Curitiba e a prisão do agora condenado. O homem, de 55 anos, está preso desde agosto do ano passado.

De acordo com as investigações, os crimes ocorriam durante rituais na casa de oração pertencente ao falso pai de santo, no bairro Pinheirinho. As vítimas eram coagidas a aceitar os abusos com ameaças de doenças ou mortes às suas famílias por suposta influência espiritual. Em algumas situações, o falso líder religioso afirmava estar incorporado de entidade espiritual e levava as vítimas para sala reservada, onde praticava atos de violência sexual.

A denúncia do Ministério Público cita ainda outras práticas de tortura, como a submissão a castigos corporais com cortes em partes do corpo, obrigação de que a vítima mantivesse em suas mãos brasas incandescentes de carvão e agressões físicas. Ele também obrigava algumas pessoas atendidas a realizar consultas pagas semanalmente ao estabelecimento por ele mantido.

O Ministério Público do Paraná informou que, como consequência dos abusos, algumas das vítimas desenvolveram quadros de depressão, síndrome do pânico, insônia e disfunções sexuais. Todas estão sendo acompanhadas pela rede de proteção.

Agora, o falso pai de santo vai cumprir pena em regime fechado. O processo tramita em segredo de justiça.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="783343" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]