Conselho de Enfermagem emite alerta para falta de profissionais no combate ao coronavírus

Mirian Villa

No Paraná, 11.285 profissionais da Saúde foram infectados pela Covid-19 desde o início da pandemia
Conass boletim coronavírus - covid - enfermeiros - medicos

Devido ao expressivo aumento no número de casos do novo coronavírus no Paraná, o Coren-PR (Conselho Regional de Enfermagem do Paraná) emitiu um alerta para a falta de enfermeiros no combate à doença.

No total, o Conselho tem 26.753 enfermeiros inscritos, 58.049 técnicos e 22.507 auxiliares. Conforme dados da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), a área da enfermagem é a mais afetada de todos os profissionais da Saúde: 4.252 trabalhadores já foram diagnosticados com a Covid-19. Do total, 39 profissionais não resistiram aos sintomas.

Segundo o alerta do Coren-PR, o alcance operacional do sistema de saúde paranaense está no máximo, já que desde março, os profissionais da saúde estão trabalhando incansavelmente na linha de frente no combate ao vírus. Com isso, o Paraná pode registrar falta de enfermeiros no combate ao coronavírus.

“O aumento no número de casos está levando os profissionais à exaustão física e emocional, em especial a enfermagem, que está 24 horas ao lado dos pacientes”, diz o alerta.

No Paraná, 11.285 profissionais da Saúde foram infectados pela Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. Destes, 126 morreram em decorrência da doença e 8.843 são considerados recuperados.

Conselho de Enfermagem emite alerta para falta de profissionais no combate ao coronavírus (Divulgação/Sesa)

Nesta semana, o CRM-PR (Conselho Regional de Medicina) também emitiu um alerta máximo sobre o momento crítico da pandemia da Covid-19 no Estado. Segundo o conselho, os profissionais estão na linha de frente mesmo desgastados.

“Os profissionais de saúde estão em seus limites físicos e emocionais. Afastamentos decorrentes da Covid-19 são necessários aos que adoecem nas equipes. As próximas semanas serão críticas e a prevenção é o melhor caminho. Cuidem-se e evitem exposições desnecessárias”, diz o alerta.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="732266" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]