Ferry boat de Guaratuba passa a ter limite para caminhões durante o verão

A travessia da baía de Guaratuba com ferry boat passou a contar com limitação de tamanho e peso dos caminhões. A partir ..

Redação - 16 de dezembro de 2021, 17:38

Arquivo/Jorge Woll/SEIL/DER
Arquivo/Jorge Woll/SEIL/DER

A travessia da baía de Guaratuba com ferry boat passou a contar com limitação de tamanho e peso dos caminhões. A partir desta quinta-feira (16) ficou proibida a travessia de veículos com mais de três eixos e/ou superiores a 14 metros. A medida visa reforçar a segurança dos usuários durante esse período de maior movimento no Litoral do Paraná, quando o tempo de espera para cruzar a baía não pode ultrapassar os 22 minutos.

A regra vale até o dia 7 de março e não afeta os veículos que fazem transporte coletivo de passageiros e prestadores de serviços públicos.

De acordo com o governo do Paraná, a restrição está prevista no contrato da concessão para exploração da infraestrutura e da prestação do serviço público de transporte coletivo aquaviário de veículos e passageiros, serviço conhecido como ferry boat de Guaratuba, cuja operação é fiscalizada pelo DER/PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná). A proibição é corriqueira, devendo ser implementada na alta temporada em todos os anos, além dos feriados.

O DER/PR segue fiscalizando a qualidade do serviço prestado e o tempo de travessia do ferry boat de Guaratuba durante a operação Verão Paraná – Viva a Vida, de dezembro a março. Ao verificar qualquer fato gerador de descumprimento contratual, são aplicadas as devidas sanções, por meio de notificações, advertências e autos de infração.