Festa do Rocio em Paranaguá terá diversas restrições devido a Covid-19

Fábio Buchmann - CBN Curitiba

Festa do Rocio em Paranaguá terá diversas restrições devido a Covid-19

Por causa da pandemia da Covid-19, a tradicional Festa do Rocio em Paranaguá terá um formato diferente para evitar a aglomeração de pessoas.

A festa ocorre entre os dias 01 e 16 de novembro. A data em homenagem à Padroeira é comemorada no dia 15. Segundo reitor do santuário, Padre Dirson Gonçalvez, uma das festas religiosas mais tradicionais do país teve que se adaptar aos tempos de pandemia.

“Essa é a festa de número 207, sendo uma grande tradição em todo estado e uma das principais festas religiosas de todo Brasil. Ano passado recebemos mais de 100 mil pessoas na procissão”, explicou Gonçalvez.

O evento deste ano será voltado apenas para a parte religiosa, portanto, não haverá barracas de comércio nem o parque de diversões.

Será mantida a programação de novenas de 6 a 14 de novembro, com transmissão pela Internet. No entanto, as missas vão ocorrer de forma presencial. Serão diversos horários para permitir a presença física dos fiéis.

“As novenas serão feitas em oito horários, ao invés de três, para tentarmos diminuir as aglomerações. Cumpriremos todas as medidas de segurança como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, além de transmitirmos o evento na internet para os fiéis que moram longe”. prosseguiu o padre.

As tradicionais procissões ciclísitica, marítima, motociclística e a cavalgada, só devem voltar em 2021. Mas a carreata está mantida na edição deste ano.

O Padre lembra ainda que as celebrações dentro da igreja vão ocorrer com a metade da capacidade de lotação, conforme decreto publicado pela Prefeitura de Paranaguá.

“Então estamos organizando cada celebração para 310 pessoas e quem não puder entrar pode ver pela internet. Geralmente nos anos anteriores, havia a procissão das bicicletas, motos, marítima e cavalgada, que neste ano não teremos. A única que irá ocorrer é a dos carros, que vão sair de um ponto de Paranaguá até o santuário”, finalizou Gonçavez.

LEIA MAIS: Atenção: temporal deve atingir o Paraná nesta terça-feira (27), segundo Climatempo

Previous ArticleNext Article