Dois filhotes de onças-pintada nascem em refúgio de Itaipu

Vinicius Cordeiro

onças

Um casal de onças-pintadas foram apresentadas nesta quinta-feira (27), no Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu, ao lado da Usina Hidroelétrica, em Foz do Iguaçu. Eles ainda não têm nomes, mas devem ser batizados em breve com uma campanha aberta ao público – ainda não se sabe se pelas redes sociais.

Os pais dos dois filhotes são Nena, uma fêmea com cor praticamente preta, e Valente, um macho com pintas. Os dois acabaram dando o presente de aniversário do refúgio, que completou 35 anos de criação. Cacau é a outra integrante da família. Nascida em dezembro de 2016, ela ganhou dois irmãos mais novos.

A fêmea nasceu no dia 1.º de junho, com 3,2 quilos. Já o macho acabou nascendo no dia seguinte, com 3,640 quilos. Os dois vão sendo acompanhados pela equipe de veterinários e, na avaliação inicial, estão saudáveis.

A expectativa é que os dois fiquem no refúgio por dois anos, período de dependência de Nena. Depois disso, os dois devem ser encaminhados para outra instituição. No entanto, daqui a alguns meses, os dois devem ficar à vista do público no no recinto das onças no Refúgio Bela Vista.

Com a chegada dos dois, o objetivo é desenvolver um programa de repovoamento da espécie na bacia do Rio Paraná.

onças itaipu
Os pais dos filhotes: Nena (direita) e Valente (esquerda). Foto: Rubens Fraulini / Divulgação / Itaipu

LEIA TAMBÉM:

Previous ArticleNext Article