Finados: Sesa orienta municípios contra aglomeração em cemitérios no Paraná

Redação

Finados: Sesa orienta municípios contra aglomeração em cemitérios no Paraná

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) publicou nesta quinta-feira (29), a Nota Orientativa nº 52 para auxiliar os municípios do Paraná contra aglomerações em cemitérios durante o feriado de Finados.

A principal recomendação é que os municípios garantam a abertura dos cemitérios em horários estendidos entre os dias 31 (sábado) e 4 (quarta-feira).

“A pandemia não terminou. Por isso, reforçamos a recomendação de manter distanciamento, evitar deslocamentos desnecessários, evitar aglomeração e cuidar da higiene das mãos. São medidas conhecidas e simples, mas que podem salvar a vida de muitas pessoas”, explicou o secretário da Saúde, Beto Preto.

A nota também prevê a proibição da limpeza e manutenção dos túmulos e jazigos durante o feriado de Finados, além da venda e consumo de comidas e bebidas na frente e dentro dos cemitérios.

Crianças e pessoas do grupo de risco à Covid-19 (idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas) não deverão ter presença liberada para ingressar nos cemitérios.

“Recomendamos, também, a não realização de celebrações religiosas presenciais, como missas, cultos e outros ritos, a fim de evitar a reunião de muitas pessoas”, completou o secretário Beto Preto.

Por fim, a Sesa mantém as recomendações de higiene como o uso de máscara, álcool em gel nas mãos e também o distanciamento de ao menos 1,5 metro.

LEIA MAIS: Vereador é alvo em operação que investiga venda de cirurgias bariátricas do SUS

Previous ArticleNext Article