Finados: veja horários e programação de missas e dos cemitérios

Redação

Finados nos cemitérios e missas

No feriado de Finados, nesta terça-feira, os cemitérios municipais São Francisco de Paula, Santa Cândida, Água Verde, Boqueirão e Zona Sul estarão com todos os portões abertos das 7h às 18h. Por causa da pandemia, ainda não haverá missas e cultos coletivos. Além das homenagens individuais, ministros e diáconos ligados à Arquidiocese de Curitiba e da Igreja Universal do Reino de Deus estarão nas entradas de cemitérios para atendimentos individuais a quem desejar. As informações foram repassadas pela Agência de Notícias da prefeitura de Curitiba.

Quem for aos cemitérios na segunda-feira (1) encontrará todos os portões abertos, com o mesmo horário de funcionamento do feriado, das 7h às 18h. Em todos os locais, a exigência é a mesma: Os distanciamento, o uso obrigatório de máscaras e a higienização frequente das mãos.

Cemitérios privados também se programam para os Finados

O Dia de Finados no Cemitério Vertical de Curitiba acontecerá com medidas especiais para garantir a segurança dos visitantes. Além de seguir as recomendações dos órgãos oficiais de saúde, a administração do espaço realizará a celebração em 30 de outubro e no dia 2 de novembro. Todos os eventos serão presenciais com limite de participantes e transmissão on-line pelo Facebook, Instagram e YouTube.

A gerente geral do Cemitério Vertical, Nina Costa, avisa que serão distribuídas senhas para o controle de acesso e que o auditório para 340 pessoas funcionará com 70% da sua capacidade. “Nossa palavra chave é acolhimento. Destacamos toda nossa equipe para receber as famílias que visitam seus entes queridos com toda a segurança e atenção que merece a data”, afirmou. Para os três dias de celebração (já iniciada no sábado) são esperadas mais de 30 mil pessoas que contarão com uma vasta agenda de atividades.

Já o Metropolitano Cemitério Parque, localizado em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, terá programação no próprio Dia de Finados, na terça-feira (2). O espaço é administrado pela Luto Curitiba, que está organizando uma apresentação musical, além da tradicional missa, para receber os familiares dos finados. Além das homenagens, a Luto Curitiba irá disponibilizar uma equipe de atendimento no local para atender novos contratos, fazer negociações e atualizar documentos.

A Luto Curitiba ressalta a necessidade de manter as medidas preventivas contra a pandemia, como o uso de máscara, a higienização das mãos com álcool gel 70% e o cuidado com aglomeração de pessoas.

Paróquias, Comunidades e Capelas divulgam horários de missas

O portal da Arquidiocese de Curitiba divulgou horários de celebrações em memória dos fieis mortos.

A Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, no centro de Curitiba, terá missas às 12h, 16h e 18h no próximo dia 02/11.

Na Paróquia Santa Bertila, no Bairro Alto, não haverá missa, já que as celebrações serão realizadas no Cemitério Vertical.

O Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro está disponibilizando um formulário para que os fieis registrem os nomes de seus entes falecidos, para que sejam lembrados em todas as missas do dia 2 de novembro. O formulário está disponível neste link. Os nomes não serão mencionados, mas ficarão sob o altar. Por motivo de organização da secretaria, o questionário ficará ativo até segunda-feira (01), às 17h.

Urbs divulga linhas de ônibus que passam por cemitérios

A Urbanização de Curitiba (Urbs) divulga as linhas de ônibus que atendem os cemitérios da capital. Ao todo, 47 linhas têm itinerários que passam em ruas próximas a cemitérios da cidade.

No domingo (31), os cemitérios municipais São Francisco de Paula, Santa Cândida, Água Verde, Boqueirão e Zona Sul vão abrir somente os portões principais, das 9h às 18h. Na segunda (1) e na terça-feira (2), todos os portões ficarão abertos das 7h às 18h.

Os visitantes deverão manter o distanciamento, o uso obrigatório de máscaras e a higienização frequente das mãos. Confira aqui as linhas de ônibus para chegar aos locais.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="800474" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]