Final de semana começa com nebulosidade, mas tempo abre a tarde; veja a previsão

Apesar da nebulosidade, registrada principalmente na região de Curitiba, a tendência é de elevação das temperaturas ao longo deste sábado (9), segundo previsão do Simepar.

Rafael Nascimento - 09 de abril de 2022, 09:30

Foto: Geraldo Bubniak/AGB
Foto: Geraldo Bubniak/AGB

O final de semana começou com o tempo fechado em boa parte do Paraná. Apesar da nebulosidade, registrada principalmente na região de Curitiba e na porção Sul do estado, a tendência é de elevação das temperaturas ao longo deste sábado (9), segundo previsão do Simepar.

As áreas de chuva significativas que ocorreram nesta sexta-feira (8) e causaram estragos na Capital se afastaram do estado. O Simepar apontou que Curitiba registrou precipitação acumulada de 3,6 mm e rajadas de vento de até 66 km/h. Os fortes ventos destelharam imóveis e derrubaram árvores e galhos em diversas partes da cidade - a prefeitura registrou 36 ocorrências de árvores caídas ou retirada de galhos de grande porte.

Cerca de 140 mil imóveis ficaram sem luz de acordo com a Copel, e a falta de energia afetou ainda o fornecimento de água em pelo menos nove bairros de Curitiba.

"Com relação à chuva, a expectativa é que ocorram eventos rápidos no estado neste sábado, mais a partir do período da tarde, por conta do aquecimento diurno", explica o meteorologista do Simepar Fernando Mendes.

Esquenta mais na porção Norte do estado, enquanto na metade Sul espera-se uma elevação mais lenta das temperaturas por conta de uma maior presença de nuvens.

A temperatura mínima para o Paraná hoje está prevista para Guarapuava, na região Central (15º C), e a máxima, de 32º C, para Paranavaí, no Noroeste.

Em Curitiba, os termômetros marcavam 17º C por volta das 8h, e a previsão é que não passem dos 23º C. No domingo, o céu permanece nublado e a temperatura oscila entre 17º C e 25º C.

Ainda conforme o Simepar, neste domingo novas áreas de chuva se desenvolvem a partir do sul do Paraguai, possibilitando um aumento da instabilidade no setor Oeste do estado, com chance de alguma chuva entre a tarde e a noite. Nas demais áreas do Paraná, a tendência é de variação da nebulosidade, com maior aumento de temperaturas ao Norte, e possibilidade de alguma chuva ocasional no Leste.