Fiscalização interdita 15 estabelecimentos em 4 dias em Curitiba

As equipes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) interditaram em Curitiba 15 estabelecimentos em quatro dias, ..

CBN Curitiba - 17 de abril de 2021, 09:27

Hully Paiva/SMCS
Hully Paiva/SMCS

As equipes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) interditaram em Curitiba 15 estabelecimentos em quatro dias, ao longo desta semana. Entre eles estavam bares, tabacarias e distribuidoras de bebidas. As interdições foram realizadas com base na lei 15.799/2021, que estabelece regras como o uso de máscaras e a proibição das aglomerações, e também em decretos e protocolos vigentes relacionados ao funcionamento de atividades durante a pandemia de Covid-19.

Segundo informações divulgadas pela prefeitura de Curitiba, entre os dias 12 e 15 de abril, foram vistoriados 63 estabelecimentos, resultando na interdição dos 15. Além disso, as equipes lavraram 18 autos de infração, que somam R$ 105 mil em multas.

Quatro bares e uma boate foram interditados e multados, nos bairros Boqueirão, Sítio Cercado, Novo Mundo, Portão e São Francisco. Todos foram flagrados em atividade nesta semana, enquanto a bandeira laranja suspende esses segmentos neste momento. Dois estabelecimentos flagrados eram reincidentes, o que fez duplicar o valor da multa.

De acordo com a prefeitura, desde o dia 5 de janeiro, quando a lei 15.999/2021 entrou em vigor, a força-tarefa de fiscalização lavrou 1.037 autos de infração, que somados representam R$ 9,1 milhões em multas.

 

Recursos obtidos com multas na fiscalização serão usados para enfrentar pandemia

Os recursos gerados com essa aplicação de multas serão aplicados no enfrentamento da pandemia, segundo o município.

As equipes de fiscalização reforçam que, apesar da flexibilização para o funcionamento de algumas atividades durante a bandeira laranja, permanece a necessidade de cumprimento das regras vigentes. A atual bandeira foi prorrogada na última quinta-feira (15), com validade até o dia 22 de abril. Entre as alterações estão a extensão do toque de recolher para 23 horas e ampliação do horário de funcionamento do comércio, além da reabertura de algumas atividades.

No entanto, seguem suspenso o funcionamento de bares, tabacarias, casas noturnas e casas de shows. Também está proibida a realização de reuniões com aglomerações de pessoas, incluindo eventos, comemorações e confraternizações.

CBN Curitiba. Repórter Joyce Carvalho

 

Leia também: Covid-19: Paraná ultrapassa marca de 20 mil mortes, aponta boletim