Fluxo é alto na BR-277 entre Curitiba e praias. Acompanhe o movimento em tempo real:

Redação


A Operação de Ano Novo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou nesta sexta-feira (28) e segue até a próxima terça-feira, dia 1.

De acordo com a PRF, na saída para o feriado prolongado, o pico do movimento deve se concentrar entre o fim da tarde e o início da noite desta sexta e também na manhã de sábado. No retorno, o maior fluxo deve ser registrado durante a tarde e a noite de terça.

A concessionária Ecovia, que administra o trecho da BR 277 entre Curitiba e Paranaguá, espera movimento intenso na rodovia na semana do Ano Novo. A expectativa é que 315 mil veículos circulem nos dois sentidos, entre 27 de dezembro e 02 de janeiro. O movimento deve ser 18% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. Na sexta-feira (28), 37 mil veículos devem circular no sentido litoral do estado. No sábado (29), a previsão é de 45 mil veículos.

Já na BR 376, entre Curitiba e o litoral de Santa Catarina, a estimativa da concessionária Autopista Litoral Sul, é de um movimento 131% maior do que o de dias normais, até o dia 02 de janeiro.

Recomendações para viajar

As orientações da PRF para os motoristas reduzirem o número de acidentes são respeitar os limites de velocidade, manter distância de segurança em relação aos demais veículos, ultrapassar apenas quando houver plenas condições de segurança e não desviar a atenção do trânsito.

Também é aconselhável fazer uma revisão preventiva do veículo, o que inclui a checagem dos pneus, do sistema de iluminação, dos equipamentos obrigatórios, do nível do óleo e do radiador, entre outros itens.

Também é fundamental planejar a viagem, buscando evitar, na medida do possível, os horários de pico. Dirigir cansado ou com sono aumenta o risco de o motorista cometer erros. A cada três ou quatro horas de viagem, é recomendável uma pausa para descanso ou revezar a direção do veículo.

Acompanhe o fluxo em tempo real:

Previous ArticleNext Article