Fórum Pato Branco vai apontar caminhos promissores para o futuro da cidade

Redação

Fórum Pato Branco

O Fórum Pato Branco – Cidadão para o Mundo vai acontecer entre os dias 9 e 11 de dezembro deste ano como parte da comemoração dos 69 anos da cidade paranaense. No evento, serão compartilhadas experiências e conhecimentos, a fim de apontar caminhos promissores para o futuro do município.

Escritores, professores, economistas, jornalistas, médicos, advogados, engenheiros, poetas, políticos, cientistas políticos, músicos, artistas plásticos, empresários e demais personalidades estarão participando de diversas palestras e debates.

Entre as temáticas, o Fórum trará: Ciência, Tecnologia e Inovação; O Futuro da Educação e a Educação do Futuro; Mídias Digitais; Formação Política para Cidadania; A Importância do SUS na Pandemia do Covid-19 e o Modelo Hospitalar de Pato Branco; Artes Visuais e Produções Literárias Regionais. A cultura será expressa também em um espetáculo de música popular e um concerto de canto lírico na Igreja Matriz, bem como o lançamento de livros de diversos autores pato-branquenses.

“Esperamos com a iniciativa democratizar o acesso à informação como um meio de contribuir para formação de cidadãos bem estruturados e capazes de fazerem boas escolhas diante de uma sociedade que clama por mais saberes e qualidade de vida. Acreditamos que é possível com esta iniciativa reforçar nossos valores éticos e humanitários a fim de contribuir com a formação de pessoas soberanas em seus direitos e deveres, livres e felizes”, afirma a Comissão Organizadora do evento.

O Fórum será destinado para jovens estudantes de ensino médio, curso superior, comerciantes, industriais, trabalhadores, pessoas que fazem parte de entidades voluntárias da comunidade, entre outros. Como haverá limitação de espaço presencial devido a Covid-19, as pessoas terão livre acesso on-line nas principais plataformas digitais de forma gratuita. Apenas será necessário que façam inscrição para estudantes e demais pessoas que desejarem receber certificado digital de participação, do Fórum Pato Branco – Cidadão para o Mundo – 2021.

O evento reunirá 43 personalidades em palestras e demais atividades do Fórum Pato Branco durante três dias. São elas: Alceni Guerra, ex-ministro da Saúde e ex-deputado constituinte; Aldair Rizzi, ex-secretário da Ciência e Tecnologia do Paraná e ex-vice-reitor da Universidade Federal do Paraná; Ângela Padoan, médica e vice-prefeita de Pato Branco: Artur Bertol, educador; Ari Ignácio de Lima, jornalista (TV Sudoeste); André Almeida (Diário do Sudoeste); Bem Hur Cionek, pianista internacional; Luiz Carlos Borges da Silveira, ex-ministro da saúde e ex-deputado constituinte; Breno Bortot, tenor; Celso Hilgert, ex-presidente da Policlínica Pato Branco e ex-presidente do IPE; Cláudio Petrycoski, presidente da indústria Atlas; Cleverson Brandeleiro, empresário, Cristiane Rech, artista plástica; Cristiane Campestrini, especialista em pintura sacra, Delvino Longhi, médico e ex-prefeito de Pato Branco: Daiana Pasquim, jornalista e escritora; Fernanda De Negri, economista do IPEA; Frei Neuri Francisco Reinsch, diretor da Fundação Celinauta; Gilson Ditzel, reitor da UTFPR; Giles Balbinotti, Secretário de Ciência e Tecnologia de Pato Branco; Gilbert Antonio, artista visual, designer de moda e escritor; Iara Lucia Tecchio Mezono (NRE SEED/PR); Ivanio Guerra, vice-presidente da Policlínica Pato Branco; Ivo Pegoraro, jornalista e escritor; Juliane Varaschin, psicanalista, escritora e artista plástica; Juliane Baseggio, intérprete musical e compositora; Jozieli Cardenal, professora de comunicação; Lourenço Cazarré, escritor gaúcho; Lilian Brandalise, Secretária de Saúde de Pato Branco, Malena Rhbein Rodrigues Sotheler, cientista política; M.V. Bortolli, professor e escritor; Moacir Bertol, diretor da Copel; Moacir (Titi) Favetti, delegado federal e músico, Nilso Romeu Sguarezi, ex-presidente da Assembléia Legislativa do Paraná e deputado constituinte; Ornella Bertuol, reitora da UNIDEP; Osmar Gabriel, Hospital do Câncer; Kalu Chueiri, escultor; Renato Casagrande; conferencista, palestrante, consultor em educação e gestão; Rubens Camargo, jornalista, poeta e escritor; Rafael Camargo, professor e designer; Sueli Dartora, escritora; Simone Painim, Secretária de Educação de Pato Branco; Ulisses Viganó, gastrônomo; Vitor Guerra, diretor da UniMater; Valéria Borges da Silveira, escritora e poetisa; Zilar Sabadini, artista plástica.

O Fórum Pato Branco – Cidadão para o Mundo – está presente também nas redes sociais através de @forumpato no Youtube, Facebook e Instagram como Fórum Pato Branco e é idealizado pelos pato-branquenses geração 70: Ivanir José Bortot, jornalista; César Setti, publicitário e apresentador de televisão e Rudi Bodanese, fotógrafo.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="805495" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]