Fotos mostram ação do detergente que causou suspensão do abastecimento de água em Curitiba

Redação

detergente sanepar abastecimento água rodízio curitiba e região

O Paraná Portal obteve fotos exclusivas do dia em que o detergente foi detectado em uma estação de água. A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) confirmou que os registros são da última segunda-feira (14). A situação já está normalizada e não há risco de contaminação com a água das residências, mas a companha teve de suspender o abastecimento de 54 bairros de Curitiba e São José dos Pinhais, na região metropolitana, por causa do episódio.

A suspeita de contaminação aconteceu na ETA (Estação de Tratamento de Água) do Rio Iguaçu, ainda na segunda-feira, o que levou à suspensão emergencial da captação naquela noite. A água dessa estação abastece cerca de 900 mil moradores, que tiveram o abastecimento completamente normalizado na quarta-feira (16). A retomada da captação foi feita no dia anterior.

Além dos envolvidos, o resto da população ficou em estado de alerta. Contudo, a Sanepar garante que a situação está normalizada. Além disso, também foi suspenso o rodízio de água programado nos 54 bairros de Curitiba e São José dos Pinhais envolvidos por dois dias. Essas regiões voltaram ao sistema de rodízio hoje (18).

SANEPAR INVESTIGA ORIGEM DO DETERGENTE

A Sanepar, com auxílio do Instituto Água de Terra, investiga a origem do material. A companhia trabalha com a hipótese de sabotagem, o que pode resultar em processos criminais casos os responsáveis sejam identificados.

A análise da queda de qualidade na captação foi feita com base em parâmetros que confirmaram a presença de produtos “surfactantes”, características de formação de espuma e viscosidade similar a vários tipos de detergentes.

VEJA AS IMAGENS OBTIDAS PELO PARANÁ PORTAL

A Sanepar confirmou a veracidade dos registros enviados ao Paraná Portal por um colaborador. As imagens mostram que a espuma detectada tomou conta até das passarelas usados pelos funcionários da estação de água.

(Colaboração/Paraná Portal)
(Colaboração/Paraná Portal)

Previous ArticleNext Article