Foz do Iguaçu é o único município do oeste do PR com crescimento nos acessos à internet

Redação

foz do iguaçu paraná internet

Foz do Iguaçu foi a única cidade da região oeste do Paraná que teve crescimento nos acessos à internet. Segundo os dados do painel de dados da Anatel, extraídos pelo Pode Comparar, a alta foi 10,1%. Já Toledo e Cascavel tiveram quedas de 3,3% e 11,8%, respectivamente. Os números são referentes ao número de acessos nos serviços de telecomunicações em 2019.

O número mostra também que Foz teve um desempenho acima da média nacional, que foi de 4,3%, e da região Sul, de 5,9%. O índice da cidade praticamente quintuplicou a média do Paraná, de 2,3%.

Além disso, os dados apontam que o Brasil teve queda em todos os serviços de telecomunicações no ano passado, principalmente a TV por assinatura 9,9% e a telefonia fixa, com 10,6%, enquanto os aparelhos celulares ficaram com índice de 1,1%.

O único serviço que mostrou crescimento no mês de dezembro foi a banda larga fixa, com um crescimento anual de 4,3% em escala nacional.

FOZ TAMBÉM SE DESTACA NO NÚMERO DE RECLAMAÇÕES

Outra análise extraída do Painel de Dados da agência brasileira foi o número de reclamações dos consumidores para os serviços de telecomunicações (TV, telefonia e banda larga fixa).

Só no Paraná, foram registradas 169.640 reclamações em 2019, incluindo todas as operadoras que disponibilizam seus serviços de internet, TV e telefonia.

Destas, 27.294 reclamações do estado foram em relação à banda larga fixa, onde Cascavel chegou a 654 registros. Foz do Iguaçu, com 371 reclamações, e Toledo, com 106 reclamações, também tiveram aumento comparado em comparação ao ano anterior.

Os parâmetros com maior número de reclamações para as cidades do oeste paranaense foram Qualidade, Funcionamento e Reparo e Velocidade de Conexão, sendo que muitas vezes a velocidade de conexão não é a mesma que a velocidade contratada.

Previous ArticleNext Article