Frente fria encerra veranico e derruba temperaturas no Paraná

A frente fria marca ainda o fim do veranico, período de altas temperaturas que perdurou no estado nas últimas semanas, em pleno inverno.

Rafael Nascimento - 29 de julho de 2022, 07:50

Gilson Abreu/AEN
Gilson Abreu/AEN

A passagem de uma frente fria muda e tempo no Paraná a partir desta sexta-feira (29). Este sistema avança rapidamente até o período da tarde, provocando pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de ventos moderadas a fortes, de acordo com o Simepar. A frente fria marca ainda o fim do veranico, período de altas temperaturas que perdurou no estado nas últimas semanas, em pleno inverno.

Apesar de trazer chuva ao estado, o volume de pluviosidade deverá ser baixo.  Conforme o Simepar, à medida que o sistema frontal se afasta do estado para o Sudeste, uma massa de ar frio deve provocar queda nas temperaturas no Paraná.

"O eixo da frente fria avança pelo Paraná provocando chuvas em vários setores. No geral as precipitações não são fortes, e estão acompanhadas por poucas descargas atmosféricas. Contudo, os ventos observados são moderados a fortes em várias cidades, acima dos 50 km/h, e transportam um ar menos aquecido", destaca Samuel Braun, meteorologista do Simepar.

Termômetros despencam em todo o estado

Os termômetros despencam em todo o estado, especialmente no final de semana. Em Curitiba, as temperaturas variam entre 8ºC e 19ºC hoje. A temperatura mínima prevista para a manhã de sábado (30), entretanto, é de 3ºC, com máxima de 16ºC.

A previsão é que as temperaturas se aproximem de 0ºC na porção Sul do estado, em cidades como Palmas e General Carneiro.

Com o forte declínio das temperaturas, o final de semana será mais gelado em todo o Paraná. Não há previsão de chuva para o sábado, e já amanhece bem mais frio na maioria das regiões paranaenses, inclusive com ocorrência de geadas entre o Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba.

Haverá, ainda, predomínio de sol ao longo do dia, porém não esquenta muito.