Frente fria e áreas de instabilidade trazem novas tempestades ao Paraná

Fernando Garcel


O deslocamento de uma frente fria que se formou no Rio Grande Sul e chega ao Paraná deve trazer novas tempestades e aumenta o risco de temporais com ventos fortes e trovoadas em vários municípios nesta sexta-feira (15). Além disso, novas áreas de instabilidade evoluem do Paraguai e Mato Grosso do Sul em direção ao Paraná.

> Tempestade de granizo rompe janela de avião e turbulência provoca desvio na rota

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), as regiões mais atingidas devem ser o oeste, sudoeste e centro-sul do estado, onde pode chover a qualquer momento do dia. Nas outras regiões deve chover durante a tarde, com exceção do norte e noroeste onde não há previsão de chuva. “Esta chuva apresenta um deslocamento de oeste para leste. No decorrer do dia, as chuvas deverão ocorrer nas diversas regiões do estado”, diz o meteorologista Paulo Ricardo Bardou Barbieri.

No sábado, o sistema frontal avança rapidamente sobre o Paraná, provocando chuva com trovoadas nas diversas regiões paranaenses.

As temperaturas ainda não despencam nesta sexta-feira e ficam entre 13º C e 23º C no estado. Porém, o frio volta com força ao Paraná a partir de domingo (17) com mínimas de 0º C em União da Vitória e Rio Negro, no sudeste do estado. Apesar das temperaturas baixas, não há possibilidade de geada afetar as regiões mais frias. Em Curitiba, a temperatura fica entre 2º C e 15º C.

Previous ArticleNext Article