Frente fria derruba temperatura e provoca temporais no PR; Há previsão de geada

Ana Cláudia Freire


A madrugada desta sexta-feira (22) foi de bastante chuva em todo o Paraná. A chegada de uma frente fria ao Estado pode provocar mais temporais nas próximas horas.

A previsão conforme o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), é de queda nas temperaturas no final de semana.

Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, os temporais seguem avançando e atingem também parte do centro-sul, além da madrugada ter sido bem chuvosa em praticamente todo o oeste e sudoeste do Paraná.

Nas próximas horas aumenta o risco de temporais em parte do noroeste. A chuva é expressiva em muitos municípios.

Confira no mapa: 

Divulgação/Simepar

PREVISÃO PARA O FINAL DE SEMANA

No sábado as temperaturas seguem instáveis por todo o Estado. O Simepar informa que a presença de um sistema de baixa pressão na costa gaúcha deve favorecer a chuva fraca mais ao sul e as temperaturas mais amenas em todas as regiões.

Já no domingo e no início da próxima semana, a previsão é de baixas temperaturas com condições de geada. Não deve chover durante este período.

A máxima prevista para Curitiba será de 17º e a mínima de 7º. Já em Laranjeiras do Sul e Guarapuava, as máximas não passam de 15º e as mínimas previstas são de 3º e 4º respectivamente.

Confira os mapas

Previsão para sábado (23)

previsão do tempo

Previsão para domingo (24)

previsão do tempo
Divulgação/Simepar

ALERTA GEADA

O Alerta Geada, serviço do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) e IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater) entrou em funcionamento nesta terça-feira (5). O instrumento é oferecido de maio a setembro para alertar os produtores e proteger os cafezais.

Durante os quatro meses, o Alerta Geada tem objetivo de auxiliar os produtores na proteção de lavouras. Os pesquisadores acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do Paraná e publicam diariamente um boletim informativo. Além do boletim diário, se houver aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos às lavouras de café, é emitido um pré-alerta com 48 horas de antecedência.

O Alerta Geada pode ser acompanhado no site do Simepar, do Iapar, pelo telefone (43) 3391-4500 ou pelo aplicativo disponível, de graça, na App Store e no Google Play.

 

 

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista - Chefe de Redação do Paraná Portal