Funcionário da Prefeitura de Matinhos e candidato a deputado estadual são presos em operação contra falsa venda de imóveis

Francielly Azevedo e Simone Giacometti


A Polícia Civil deflagrou, nesta quarta-feira (6), uma operação de combate à falsa venda de imóveis no litoral do Paraná. O objetivo é desarticular uma associação criminosa que utilizava documentos falsos dos reais proprietários de terrenos para enganar as vítimas, que compravam os imóveis.
Dois homens foram presos até o momento.

Um deles é funcionário da Controladoria da Prefeitura de Matinhos e o outro foi candidato a deputado estadual pelo PTC na eleição de outubro. Ele recebeu 1.055 votos e não foi eleito.  Além de ter prisão preventiva decretada, o segundo homem foi autuado em flagrante por falsificação de documento público. Na casa dele em Curitiba, os policiais encontraram vários documentos falsos.

Segundo a Polícia Civil, ainda há mandados de prisão contra outros dois integrantes da quadrilha, que ainda são procurados.
O contador também foi autuado em flagrante por falsificação de documento público, porque na residência dele, em Curitiba, foram encontrados vários documentos falsos.

Conforme as investigações, em novembro, a quadrilha vendeu um imóvel que fica em Guaratuba para duas vítimas, pelo valor de R$ 160 mil. Além disso, com os documentos falsos, os suspeitos conseguiram enganar os funcionários do Cartório de Matinhos, que lavraram escritura pública de compra e venda do imóvel. Após descobrirem o golpe, em janeiro, as vítimas procuraram a polícia e registraram um Boletim de Ocorrência.

Mesmo já sabendo das investigações, em fevereiro, os suspeitos “venderam” novamente o mesmo terreno a outra vítima, desta vez pelo valor de R$ 265 mil. Conseguiram com que fosse lavrada outra escritura pública de compra e venda, desta vez no Cartório de Quitandinha.
A associação criminosa ainda é investigada por outros crimes como estelionato, lavagem de dinheiro, receptação e furto de energia.
A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Matinhos, mas até agora não obteve retorno.

Previous ArticleNext Article
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.
[post_explorer post_id="599787" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]