Funcionários do Evangélico marcam ato em apoio ao hospital

Andreza Rossini e Assessoria


Cerca de 400 funcionários do Hospital Universitário Evangélico, de Curitiba, vão fazer um ato em apoio a instituição na manhã de quinta-feira (9).

Eles devem se reunir de mãos dadas ao redor do complexo, localizado no bairro Bigorrilho, para um grande abraço no hospital. Chamado de “Abrace o Evangélico”, o ato vai contar com lançamento de pequenos balões para chamar a atenção sobre o momento do hospital.

O Evangélico funciona sob intervenção judicial desde dezembro de 2014.   A medida, determinada pelo juiz Eduardo Milléo Baracat, foi pedida em Ação Civil Pública pelo Ministério Público do Trabalho em função de irregularidades e atrasos no pagamento de salários, concessão de férias e depósitos de FGTS, além do descumprimento reiterado de acordos judiciais.

Ele e a FEPAR (Faculdade Evangélica do Paraná) estão com leilão marcado para o dia 17 deste mês. O preço mínimo para a arrematação será de R$ 205.994.575,67. A finalidade da venda do Evangélico, a maior instituição hospitalar de origem filantrópica do Paraná, é quitar as dívidas que ainda restam desde o período anterior à intervenção, para que continue prestando serviços à comunidade.

O prosseguimento dos serviços de saúde é estratégico para o bom funcionamento de todo o sistema de saúde pública da capital e cidades vizinhas. Atualmente, 95% dos serviços de saúde do Evangélico são via SUS (Sistema Único de Saúde).

Cerca de metade de todas as ocorrências de emergências atendidas em Curitiba e região metropolitana também são recebidas no pronto socorro do hospital.

O Evangélico é referência em todo o país devido a sua unidade de tratamento de pacientes queimados, além de contar com serviços de alta complexidade no transplante de órgãos e ortopedia, por exemplo. Na área universitária, em recente levantamento feito por organizações nacionais que medem a qualidade de ensino dos cursos de medicina, a FEPAR foi considerada a melhor do Sul do país.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="542625" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]