Fusca será leiloado com renda revertida à associação do HC

Redação

Fusca será leiloado com renda revertida para a Associação Amigos do HC

Um veículo Fusca, do ano de 1986 na cor branco paina, será leiloado no dia 18 de agosto, com renda revertida para a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas em um programa de atenção aos idosos. O carro chegou até a instituição através do proprietário legítimo, que preferiu não se identificar.

Com 46 mil quilômetros rodados, o Fusca 1986 é movido a álcool, com injeção de gasolina para a partida. O carro não tem reserva de domínio e está em perfeito estado de conservação, com placa preta e certificado de originalidade concedido à veículos com mais de 30 anos e que estejam em bom estado de conservação. Tal certificado atesta como objeto de coleção, com valor histórico por suas características originais, mantendo seu pleno funcionamento de fabricação.

Ainda de acordo com o doador, esse foi o último carro do modelo vendido em Curitiba pela concessionária Voupar Comércio de Automóveis. Ele conta que comprou o carro em 1986 um mês depois da Volkswagen tirar o Fusca de linha no Brasil. Por isso, o Fusca 1986 foi a última versão do veículo antes da montadora relançar o Fusca, em 1993, a pedido do então presidente Itamar Franco, sendo a reedição batizada de “Fusca Itamar”.
Fusca será leiloado com renda revertida para a Associação Amigos do HC
Motor do veículo que será leiloado no próximo mês. (Foto: Divulgação/Amigos do HC)

O carro que vai a leilão é todo original de fábrica, tendo mais de 80% de originalidade e ótimo estado de conservação. A placa é a mesma de 1986 e a certificação de originalidade também foi renovada este ano. As únicas peças trocadas foram os dois carburadores. O motor nunca foi feito.

O doador comprou o Fusca com a ajuda do pai, em 1986. O carro foi adquirido para a esposa, Etelvina Maria Amaral Gradowski, que faleceu dois anos depois, por problemas cardíacos. Ela era neta do fundador da Universidade Federal do Paraná, Victor Ferreira do Amaral. O veículo era usado na maior parte do tempo por Etelvina e o marido. Eventualmente algum dos filhos do casal o utilizava, por curtos períodos.

O motivo da doação para a Associação dos Amigos do HC é a relação de sua esposa com a UFPR. Segundo o doador, esse é um destino apropriado para o carro, pelo envolvimento emocional. Ele acredita que sua esposa e seu pai ficariam felizes com a iniciativa. “É uma homenagem que eu faço a eles”, afirma.

A paixão do doador por Fuscas é antiga. Ele já teve quatro modelos, sendo o primeiro um Fusca ano 1960. Todos os seus carros sempre foram bem cuidados. “Todas as vezes que eu saía com meu Fusca 1986 aparecia algum comprador interessado, mas a decisão pela doação me pareceu mais interessante”, finaliza.

O leilão será realizado on-line pela plataforma Sodré Santoro. Os interessados podem acessar o site para dar os lances. O remate às 11 horas do dia 18 do próximo mês.
Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="778673" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]