Galeria desativada é encontrada durante revitalização de rua em Curitiba

William Bittar - CBN Curitiba


Um galeria desativada foi encontrada durante a revitalização da Rua Coronel Dulcídio, em Curitiba. O achado foi anunciado pelo prefeito Rafael Greca pelas redes sociais.

Se trata de uma velha galeria de canalização do rio Ivo. O local fica quase na esquina com a Rua Vicente Machado, entre os bairros Batel e Bigorrilho.

Greca ainda falou que a galeria desativada em Curitiba é uma catacumba, construção subterrânea que serve de sepultura ou ossuário, mas, na verdade, a construção é de 1930 quando era feita a urbanização do bairro Batel.

A lamentação, segundo Greca, é que a construção não pode ficar aberta, pois, em 10 dias, fica pronta a restauração da Rua Coronel Dulcídio e as paredes em tijolos maciços ficará, novamente, encoberta pelo asfalto.

“Entramos lá esta semana, para conferir a edificação à moda das ruínas romanas, os contrafortes em alvenaria de pedra , a colossal abóboda em tijolos maciços, tudo resistindo há quase um século. Pena que não dá para deixar aberta para sempre.”

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="694502" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]