Girafa mais velha do Brasil completa 30 anos no Zoológico de Curitiba

Felipe Harmata - BandNews FM Curitiba

A girafa mais velha do Brasil está no zoológico de Curitiba e completa 30 anos no dia 1º de maio. Ela tem o dobro da idade do que normalmente vive um animal da mesma espécie na natureza. Apelidada de Pandinha, a girafa foi o primeiro animal desta espécie nascida no Zoológico de Curitiba, em 1989 e é hoje a girafa mais velha do Brasil. Ela também é a única girafa que atualmente está no zoológico.

Segundo o veterinário do zoológico, Manoel Javorouski , o ambiente que a girafa está é um dos motivos para a longevidade dela. “A ausência de predadores, que na natureza, não existe. Outro fator que propicia a longevidade é o fato de que aqui, quando ela fica doente, recebe atendimento, o que também não acontece na natureza”, explica ele.

Para marcar a data, o zoológico preparou uma série de atividades. A aniversariante vai ganhar um bolo de bananas em uma atividade de enriquecimento ambiental – que visa estimular o movimento e comportamentos naturais do animal. Para as crianças, haverá pintura de girafa nas mãos. “Na quarta-feira a tarde, a partir das 14h, nós vamos fazer um enriquecimento ambiental com ela, que é oferecer um “bolo”, feito apenas de banana, já que o animal não come nada que tenha farinha. Nós vamos montar um bolo todo feito de banana, porque é um alimento que ela gosta, e teremos ainda outras atividades que a equipe ambiental está desenvolvendo. Iremos explicar porque nós temos uma girafa no zoológico, que não é apenas para verem o animal, mas sim, pensar na existência da girafa, pensar nos riscos que o animal está sofrendo na natureza. A ideia da Pandinha, é que ela seja uma embaixadora das girafas para que as pessoas conheçam uma girafa ao vivo e depois pesquisem mais sobre essa espécie”, conta ele.

Os visitantes também serão sensibilizados para a importância das girafas. Em 2016, elas entraram na lista dos animais ameaçados de extinção, elaborada pela União Internacional para a Conservação da Natureza. O zoológico de Curitiba fica no Alto Boqueirão, na rua João Miqueletto. As atividades vão ser no dia primeiro de maio, das dez da manhã às cinco da tarde.

Previous ArticleNext Article