GOST resgata montanhistas de pico na Grande Curitiba

Lucian Pichetti - CBN Curitiba


Duas pessoas foram resgatadas no Pico Camapuã, em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana, na manhã deste domingo (13). De acordo com o tenente do Grupo de Operações de Socorro Tático do Corpo de Bombeiros (Gost), Luis Gustavo Pimenta, um homem de 29 anos se machucou durante a trilha no sábado e acionou o resgate. Como ele não tinha condições físicas de descer a montanha, a equipe optou por passar a noite no local.

“A ocorrência entrou às 20 horas de sábado, com a suspeita de fratura na vítima. A corporação teve acesso à vítima por volta das 20h20, foi feita e imobilização e optado por retirar a vítima do local no dia seguinte para poder usar a aeronave, devido as condições climáticas do local”, afirmou.

Durante o resgate, na manhã de ontem (13), uma mulher de 30 anos também teve que ser levada de helicóptero.

“Ela foi retirada às dez horas da manhã e também de uma outra vítima que não estava previsto, devido a fadiga e desidratação”.

O Pico Camapuã, em Campina Grande do Sul, é bem popular entre os montanhistas. Possui aproximadamente 1.706 metros de altura com uma vista para os picos Itapiroca, Tucum, Pico Paraná e entre outros da Serra do Mar. Para desfrutar da paisagem em segurança é importante estudar o terreno.

“Toda atividade ao ar livre deve ser ter de um estudo técnico no local, das condições climáticas, do tipo de equipamento que você vai utilizar para diminuir os riscos que você ter durante a execução da atividade. Uma das mais importantes indicações é estar acompanhado de alguém que conheça o local para não ser pego de surpresa”, explicou.

Os montanhistas foram encaminhados ao Hospital Cajuru, em Curitiba.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="523109" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]