Governo anuncia edital de licitação para revitalização da orla de Matinhos

CBN Curitiba

comerciantes, litoral, paraná, pandemia, covid, covid-19, coronavírus, temporada, temporada de verão

O governador Ratinho Junior anuncia, nesta segunda-feira (21), os detalhes do edital de licitação da primeira fase da obra de revitalização da orla de Matinhos, no litoral paranaense.

Segundo o governo do Estado, o projeto de recuperação vai mitigar os efeitos provocados pela erosão marinha, além de contribuir para o controle das cheias na região. Outro objetivo é fortalecer o turismo da região.

A fase inicial do projeto compreende a engorda da faixa de praia por meio de aterro, estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem, redes de microdrenagem, revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de árvores nativas, bem como a pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

O investimento é estimado em R$ 377 milhões. O anúncio do edital está previsto para às 10h desta segunda-feira.

As obras serão realizadas em duas etapas e vêm sendo debatidas desde o anúncio do projeto. Os impactos ambiental, social e paisagístico têm gerado divergências entre o governo do Estado e outras entidades.

Em meio deste ano, um grupo formado por 17 pesquisadores da Universidade Federal do Paraná elaborou um estudo técnico e concluiu que as obras não resolvem o problema existem na região. O trabalho foi elaborado a pedido do Ministério Público do Estado do Paraná.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="771119" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]