Governo estende situação de emergência hídrica para todo Paraná

Redação

Governo estende situação de emergência hídrica para todo Paraná

Nesta quarta-feira (22), o governo estadual estendeu a situação de emergência hídrica para todo Paraná. No decreto 9.989/2021, Ratinho Junior autoriza as companhias de saneamento a implantarem rodízio de água nas cidades em que o sistema está comprometido pela estiagem.

O novo decreto tem validade de 180 dias e é o sexto assinado em função da crise hídrica que perdura no Paraná há mais de dois anos.

Além de priorizar a água para abastecimento público, a medida orienta os usuários a reduzirem o consumo, fazendo uso racional da água. Estão em rodízio no Norte Pioneiro as cidades de Santo Antônio da Platina, Quatiguá e Carlópolis. No Sudoeste, o rodízio é aplicado em Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste e Dois Vizinhos.

Estão em situação de alerta no Norte Pioneiro, as cidades de Leópolis, Curiúva, São Sebastião da Amoreira, Distrito de Panema (em Santa Mariana) e Distrito de Triolândia (em Ribeirão do Pinhal); no Vale do Ivaí, Apucarana, Rosário do Ivaí, Califórnia, Jardim Alegre, Faxinal, Jandaia do Sul e Mauá da Serra; no Vale do Paranapanema, Arapongas, Rolândia e Sabáudia. No Sudoeste, o alerta segue para Salto do Lontra, que está em iminência de entrar em rodízio, Capanema, Planalto e Salgado Filho.

Na região Noroeste, as temperaturas elevadas e aumento no consumo também colocam em alerta os sistemas de Goioerê, Iretama, os distritos de Bredápolis, em Janiópolis, e Águas de Jurema, em Iretama, Umuarama, Cianorte, Paranavaí e Porto Rico.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="813167" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]