
Lenine faz apresentação gratuita no Concerto da Ofuc
Fernando Garcel
19 de dezembro de 2016, 08:30
Por Mariana Ohde e Narley Resende 37 pessoas vão receber a Ordem Estadual do Pinheiro nesta segunda-feira (19) em evento..
Redação - 19 de dezembro de 2016, 10:14
Por Mariana Ohde e Narley Resende
37 pessoas vão receber a Ordem Estadual do Pinheiro nesta segunda-feira (19) em evento com o governador Beto Richa. Entre os homenageados estão o senador Osmar Dias, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o comediante Diogo Portugal e o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Gilmar Mendes e Fernando Henrique Cardoso também foram homenageados, mas não comparecerão à entrega. A cerimônia de outorga da Ordem Estadual do Pinheiro acontece no Palácio Iguaçu.
O decreto que oficializa a condecoração neste ano foi assinado pelo governador Beto Richa terça-feira (13). "São figuras ilustres. Acho que o conselho que acolheu essas sugestões de diversos segmentos da sociedade - houve debate e aprovação dentro do conselho de cada um desses nomes. Acho que, como nos anos anteriores, as escolhas foram acertadas", disse o governador.
"Estou feliz e orgulhoso de estar aqui recebendo essa comenda, essa homenagem que todos consideram a maior do estado ao cidadão", disse Osmar Dias antes do evento. "Esse reconhecimento me estimula muito a continuar me dedicando cada vez mais ao meu estado". Osmar Dias, que concorreu duas vezes ao cargo de governador do Paraná, em 2006 e 2010, falou também sobre a possibilidade de uma nova candidatura em 2018. "Há convites de partidos para participar das eleições de 2018. Neste momento, acho que o mais importante é a gente mostrar aquilo que pretende fazer no estado, caso venha a ser candidato: elaborar um bom projeto, conversar com lideranças de todos os partidos no sentido de pregar uma união pelo Paraná. Em todo momento de dificuldade há a necessidade de que as pessoas abram mão de suas vaidades e projetos pessoais em torno de uma causa, e a causa é o Paraná, o Brasil", afirma.
Homenageados com a Ordem Estadual do Pinheiro de 2016:
CLASSE COMENDADOR
CLASSE GRANDE OFICIAL
CLASSE GRANDE GRÃ-CRUZ
A condecoração faz parte da comemoração pelos 163 anos da Emancipação Política do Paraná. Criada em 1972, a comenda é um símbolo do reconhecimento do estado a personalidades que se destacam em suas profissões e atuação pública, contribuindo para a divulgação e crescimento cultural, econômico, político e social do Paraná.
A Ordem do Pinheiro é atribuída em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Para a escolha dos homenageados, organizações da sociedade civil fazem as indicações de pessoas. O processo passa por uma comissão do Governo do Estado, formada pela Casa Civil, Chefia de Gabinete do Governador, Casa Militar e Secretaria da Cultura.