Governo do Paraná distribui mais 50,3 mil primeiras doses de vacinas contra covid-19

Redação

governo do paraná vacinas vacinação covid

O governo do Paraná distribui 50.310 são para aplicação da primeira dose (D1) na população geral, por faixa etária e não grupo prioritário, para avançar a vacinação contra a covid-19. Essas doses são parte da remessa de 118.170 doses de vacinas da Pfizer que chegaram ao Estado ontem e saíram do Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná) na manhã desta quinta-feira (29).

As outras 67.860 do lote são para a segunda dose, ou seja, completar a imunização de pessoas com comorbidades, deficiência, gestantes e puérperas, que receberam a primeira dose do imunizante em maio.

A aplicação da segunda dose (D2) nesses públicos deve iniciar na primeira semana de agosto nas quatro cidades que receberam a vacina da Pfizer naquele primeiro momento, já que o imunizante demandava condições especiais de armazenamento. Serão 45.630 doses para Curitiba (2ª RS), 9.360 para Maringá (15ª RS), 7.020 para Cascavel (10ª RS) e 5.850 para Londrina (17ª RS).

Na quarta-feira, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) já tinha feito o envio de 85 mil vacinas para as regionais. Nesta semana, o Paraná recebeu do Ministério da Saúde 649.420 doses de imunizantes, 80% deles para D2. Os que não foram distribuídos nesta semana, ficarão armazenados no Cemepar para envio próximo à data da segunda aplicação.

Nas regionais mais próximas da Capital (1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 21ª RS), os volumes foram encaminhado pela via terrestre. Para as demais, foram utilizadas as aeronaves da frota oficial do Estado.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explicou que a logística de entrega do governo estadual foi dividida conforme o envio pelo Ministério da Saúde, que aconteceu na terça e na quarta-feira.

“Desde o início da campanha, as vacinas seguem em direção aos municípios menos de 24 horas após chegarem ao Paraná. Todas as primeiras doses são direcionadas para acelerar a imunização nos públicos que ainda não receberam a vacina, e as segundas ficam armazenadas com segurança no Cemepar até chegar a data da aplicação, conforme a carteirinha”, disse.

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NO PARANÁ: 68% DA POPULAÇÃO JÁ RECEBEU UMA DOSE

De acordo com o vacinômetro do Ministério da Saúde, atualizado em tempo real pelos municípios, 7.869.688 doses de imunizantes já foram aplicadas no Estado.

Até a manhã desta quinta-feira, 5.968.661 de paranaenses receberam ao menos uma dose de vacina, 68,4% da população adulta. Entre as que completaram o ciclo imunológico, foram 2.201.226 pessoas, um quarto da população vacinável.

O governo do Paraná planeja que toda a população adulta (mais de 18 anos) tome a primeira dose até setembro – relembre o calendário da vacinação contra covid.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="779205" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]