Greca sonha com 500 novos ônibus em 2020 em Curitiba: “o povo vai andar de Mercedes Benz”

Vinicius Cordeiro

ônibus curitiba greca

Rafael Greca, prefeito de Curitiba, participou da entrega de 20 novos ônibus, com chassi da Mercedes Benz, à cidade nesta terça-feira (21) e disse que espera, pelo menos, mais 450 veículos até o fim de 2020. A ação dá sequência ao projeto de renovação do sistema de transporte público – desde 2017, foram entregues 337 novos veículos.

“O povo vai andar de Mercedes Benz. São ônibus padrão Euro 5, com todas as facilidades de acessibilidade para as pessoas de idade e com deficiência”, celebrou Greca antes de dar uma expectativa da nova frota até o final de 2020. “Devemos chegar à 450 ou até mais, mas meu sonho são 500 ônibus até o fim desse ano”, completou.

Eles vão atender 12 linhas: Vila Marisa, Mário Jorge, Cotolengo, Fazendinha/Caiuá, Itatiaia, Jardim Ludovica, Jardim da Ordem, Caximba/Olaria, Lindoia, Dom Ático, Portão/Santa Bernadethe e Novo Mundo.

Os veículos contam com iluminação interna de LED, sinalização em braile, sistema de comunicação por auto-falante, além de quatro câmeras de segurança. “São do padrão do bem que desejamos para Curitiba”, ressaltou Greca.

Além disso, 14 dos 20 novos ônibus podem transportar até 87 passageiros, tendo 12 metros de comprimento e motor dianteiro. Já os outros seis têm 9,6 metros de comprimento e são capazes de transportar 65 passageiros.

Luiz Alberto Lenz César, diretor-executivo das empresas de ônibus, também participou do evento realizado na no estacionamento da Rua da Cidadania do Pinheirinho.

“É uma alegria poder cumprir o termo de acordo traçado entre as empresas de ônibus e o poder público. É uma grande satisfação vermos que a população está sendo servida com novos ônibus. Hoje nós estamos deixando um legado bastante interesse para nossos passageiros”, comemorou.

Hoje, o sistema de Curitiba é composto por cerca de 1.250 ônibus que transportam 1,23 milhão de passageiros por dia. São 254 linhas, operadas por três consórcios, que realizam, em média, 14,1 mil viagens por dia e percorrem mais de 273 mil quilômetros.

NOVAS TECNOLOGIAS NOS ÔNIBUS DE CURITIBA

ônibus curitiba greca
40 novos ônibus foram entregues em Curitiba. (Daniel Castellano / SMCS)(Daniel Castellano / SMCS)

A principal novidade dos 20 novos veículos são os avanços tecnológicos, que devem ser oferecidos em até seis meses. Um dos principais é a possibilidade de pagar a tarifa com cartão de débito e crédito, incluindo com smartphones.

“O pagamento do bilhete com cartão facilita o acesso das pessoas ao transporte coletivo. E a ideia é que as pessoas passem a usar mais o transporte coletivo de Curitiba”, diz Ogeny Maia Neto, presidente da Urbs (Urbanização S/A).

A mudança nas opções de compra da tarifa não interfere para quem já possui o cartão-usuário – que pode ser recarregado pelo celular ou nos terminais, além dos pontos físicos da Urbs espalhados por Curitiba.

A expectativa é que as novas formas de pagamento passem a funcionar em até 40 dias, já que ainda falta o credenciamento das empresas operadoras de cartão.

Além disso, os ônibus vão ter biometria facial. O serviço vai ajudar a fiscalizar o serviço de gratuidades no sistema do transporte coletivo, como o cartão de estudantes ou os isentos, que hoje são formados pelos idosos e pessoas com deficiência.

“Podemos ver que temos 17% de gratuidades no sistema. Nem sempre quem está usando a gratuidade é quem tem o direito, então é possível melhorar essa regra e detectar possíveis fraudes dentro do sistema”, conclui Ogeny.

Foto da parte interna de um dos novos veículos. (Daniel Castellano / SMCS)

Previous ArticleNext Article