Greca lava calçadão da Rua XV

Cumprindo promessa feita no discurso de posse, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN) deu, na noite desta terça-feir..

Roger Pereira - 31 de janeiro de 2017, 23:07

Cumprindo promessa feita no discurso de posse, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN) deu, na noite desta terça-feira, as primeiras esguichadas de água, iniciando a lavagem do calçadão da rua XV de Novembro, mais tradicional rua do centro da capital paranaense. Iniciada às 22h, a lavagem estava programada para terminar às 5h da manhã desta quarta-feira.

Debaixo de uma fina chuva, Greca ficou pouco mais de 15 minutos no calçadão entre sua chegada, entrevista coletiva, conversa e fotos com os funcionários responsáveis pela lavagem e as primeiras "mangueiradas". "É a retomada da conservação e da limpeza da cidade. Curitiba não pode ser refém do abandono e a prefeitura tem que recuperar a capacidade de serviço ao seu povo", disse o prefeito. "Eu hoje paguei uma folha de pagamento de R$ 305 milhões. Não e possível uma cidade pagar tudo isso e não ter nenhum retorno. Pelo menos a limpeza tem que ter", acrescentou.

A ação é parte do programa de revitalização do município, lançado pela prefeitura, que inclui a intensificação da coleta vegetal e obras em parques e praças. Na ação desta noite, uma equipe de 25 pessoas atuaria na limpeza, equipados com uma motovarredeira, 30 vassouras e dez regadores, além de um carrinho elétrico utilizado para a remoção de lixo.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Galante Tocchio, explicou que a ação marca o início de um programa contínuo em todo o centro da cidade. "Teremos um cronograma de lavagem, poda e troca de equipamentos em todo o centro da cidade. A rua XV, por exemplo, será lavada uma vez por mês", disse. Nos bairros, o secretário revelou que a preocupação principal é com os focos do mosquito aedes aegypti. "Recebemos um mapa da secretaria de Saúde de locais onde há grande acúmulo de lixo e que são, comprovadamente, focos do mosquito da dengue. Então, nós concentramos toda nossa estrutura de limpeza de entulhos vegetais, de lixo comum e outro tipo de material por essas áreas. Começamos na Vila Parolim, no Bairro Alto, na CIC. Áreas em caráter de urgência", disse.

Greca disse que sua presença na primeira ação representa o compromisso com a cidade e sua vontade de ver a cidade limpa, o comércio protegido. O prefeito negou que esteja fazendo ação midiática. "É uma obrigação de amor à cidade" e brincou com o prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), que se vestiu de gari em uma ação semelhante na capital paulista. "Eu não me vesti de gari porque não existe uniforme do meu tamanho".