Greve geral: acompanhe as manifestações no Paraná

Andreza Rossini


A Greve Geral organizada por centrais sindicais acontece nesta sexta-feira (30) em nove cidades do Paraná.

No total, 14 categorias de trabalhadores participam da manifestação: professores da rede estadual, municipal, federais e do ensino superior privado, bancários, servidores públicos de Curitiba, servidores da Justiça Federal do Paraná, funcionários dos correios, trabalhadores da limpeza pública, servidores e técnicos de saúde, vigilantes, petroleiros, metalúrgicos e motoristas de cobradores de ônibus.

Na capital

Em Curitiba, a manifestação acontece na Boca Maldita. Vários sindicatos estão reunidos no ato que começou às 11h30. O movimento é menor do que o registrado na greve geral de abril,  em que participou 10 mil pessoas segundo a Polícia Militar e 30 mil de acordo com a organização. A PM informou que 800 pessoas participam do protesto de hoje.

greve geral
Foto: Andreza Rossini/Paraná Portal
Manifestação em Curitiba

Os motoristas e cobradores de ônibus participam dos atos mas não paralisaram as atividades. Populares relatam atraso nos coletivos, informação que não foi confirmada pela administração municipal.

De acordo com a prefeitura de Curitiba, o setor de limpeza pública funciona normalmente, mesmo com a greve anunciada pelo sindicato. Um ato foi realizado no início da manhã e os funcionários voltaram ao trabalho. A Secretaria Municipal de Educação da capital também afirmou que todas as escolas e Centros de Educação Infantil (CMEIs) funcionam normalmente, mesmo com a adesão a greve pelo Sismmac.

Na Universidade Federal do Paraná (UFPR) devem comparecer apenas os professores que marcaram provas com os alunos. As Unidades de Saúde de Curitiba também funcionam normalmente, segundo a Secretaria da Saúde.

Nesta manhã, os metalúrgicos que entraram em greve por tempo indeterminado realizam um protesto na BR-476, rodovia do Xisto, em frente a Repar, com bloqueio no trânsito.

De acordo com a Setran, não há bloqueio no trânsito dentro da cidade. Os bancos estão com as atividades paralisadas, de acordo com o Sindicato são 39 agência fechadas.

Foto: Colaboração/WhatsApp
Foto: Colaboração/WhatsApp

Interior

Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, os ônibus foram impedidos por manifestantes de saírem das garagens. O ato acabou por volta das 7 horas e o transporte coletivo funciona com atraso. Por volta do meio dia foi realizado ato nas ruas da cidade.

Em Londrina, no norte do estado, os protestos fecharam as entradas do terminal no início da manhã. Os ônibus estavam nas ruas, mas não conseguiam ter acesso ao local. A manifestação já foi finalizada.

Reivindicações

Convocada por entidades como a CUT e outras centrais sindicais do país, os trabalhadores entram em greve contra a reforma da previdência, reforma trabalhista, a lei da terceirização, a privatização da educação Pública, “Fora Temer” e as “diretas já”.

Atos no Paraná 

  • Curitiba – Concentração às 12 horas na Boca Maldita
  • Araucária – Concentração em frente à Prefeitura, às 8h30.
  • Ponta Grossa – Concentração na Praça do Barão de Guaraúna às 8h30.
  • Guarapuava – Concentração na Praça 9 de Dezembro às 8h30.
  • Maringá – Concentração em frente ao INSS às 9h.
  • Londrina – Concentração no calçadão às 9h.
  • Cascavel – Concentração no  Núcleo Regional de Educação às 10 horas.
  • Foz do Iguaçu – Concentração no Bosque Guarani, às 8 horas.
  • Paranavaí – Concentração em frente a Prefeitura, às 9 horas.

Greve Geral

Esta é a segunda greve geral do país. A primeira ocorreu no dia 28 de abril quando 30 mil pessoas foram para as ruas de Curitiba segundo a organização e 10 mil, segundo a Polícia Militar.

“Há um grande esforço para manter a unidade da classe trabalhadora em um momento tão complicado de retrocessos sociais. Precisamos fortalecer a nossa luta para evitar que a reforma trabalhista e a previdenciária sejam aprovadas. Caso isso aconteça, vamos retroceder décadas de direitos”, avalia a presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Paraná, Regina Cruz.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="439875" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]