Guaraqueçaba só permite entrada após teste negativo para Covid-19

William Bittar - CBN Curitiba


A Prefeitura de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, vai permitir a entrada de moradores, visitantes, turistas e veranistas no município somente para quem apresentar o teste negativo para o novo coronavírus.

A determinação está no decreto municipal publicado nesta quarta-feira (7) e que prorrogou, até o dia 15 de abril, as medidas mais restritivas para conter a transmissão da doença na cidade.

Conforme o texto, a entrada será autorizada mediante apresentação do resultado negativo para a doença, seja mediante testes rápidos, laboratórios credenciados ou exames realizados pelo LACEN.

De acordo com o decreto municipal, serão mantidas as barreiras sanitárias fixas e móveis, com tráfego em meia pista, monitoradas pelas Secretarias de Saúde e Órgãos de Segurança e defesa civil, que farão a verificação do estado de saúde, orientação e prevenção aos ocupantes dos veículos.

Segundo Elaine Laufer, da equipe de comunicação da Prefeitura de Guaraqueçaba, uma das preocupações atuais é que o município não possui leitos para tratamento dos pacientes diagnosticados com a doença.

Ainda segundo o documento, ficam proibidos de entrar no município os veículos com registro de licenciamento de outras cidades, bem como ônibus, vans, micro-ônibus e veículos de turismo.

Ficam fora da restrição os veículos em que os passageiros e o condutor comprovarem a prestação de serviço essenciais ou de interesse público no Município de Guaraqueçaba.

Nesses casos, também está autorizada a entrada de veículos em que os condutores e passageiros apresentarem teste negativo para Covid-19.

Os serviços não essenciais na cidade são permitidos das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira. É proibida a permanência em parques, praças, córregos, rios, cachoeiras, lagos e praias do município.

Desde o início da pandemia, a cidade de Guaraqueçaba, de apenas 7.594 habitantes, já registrou 397 casos e 14 mortes pela doença, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Em toda a 1ª Regional de Saúde de Paranaguá, que incorpora todos os municípios do litoral paranaense, já foram registrados 26.434 casos e 616 mortes causadas pela Covid-19.

Previous ArticleNext Article