
Dengue: Paraná confirma 39 casos novos; 291 municípios têm notificações
Redação
04 de janeiro de 2022, 15:30
A Prefeitura de Guaratuba, um dos principais municípios do litoral do Paraná, divulgou hoje que o Pronto Socorro Municip..
Redação - 04 de janeiro de 2022, 15:47
A Prefeitura de Guaratuba, um dos principais municípios do litoral do Paraná, divulgou hoje que o Pronto Socorro Municipal tem registrado um número elevado de pacientes com quadro de diarreia e vômito. Com o aumento da população na região durante as últimas semana, foi verificado o crescimento de 80% dos atendimentos com esses sintomas, segundo o secretário da Saúde, Gabriel Modesto.
Com os aumentos da gripe H2N3 e dos casos de covid, a Secretaria de Saúde está procedendo com a coleta de material para determinar qual tipo de vírus está circulando e qual é a sua fonte. Quando ocorrem vários casos na cidade, sem um fator determinante, sempre é atribuído à uma epidemia de algum tipo de vírus, tal situação já foi registrada em anos anteriores, sobretudo no período de verão.
Em decorrência deste aumento súbito de pacientes com diarreia e vômito, houve tempo maior de espera para o atendimento, mesmo com a presença de mais médicos. Todos os pacientes foram atendidos e receberam tratamento adequado, com prioridade para os casos de emergência como infartos, cortes com sutura, vítimas de acidentes, afogamentos entre outros.
O secretário afirma que trabalhou em conjunto com a equipa para reforçar a estrutura e melhorar o tempo resposta no atendimento, com a elaboração de um Plano de Contingência da Secretaria Municipal da Saúde para o atendimento a estes pacientes. Foram adotadas as seguintes medidas:
Os médicos Pronto Socorro Municipal de Guaratuba e a Vigilância Sanitária recomendam uma maior higiene das mãos, evitar tocar o rosto com as mãos sujas ou não lavadas; usar álcool em gel; frequentar estabelecimentos cuja higiene seja comprovada por meio da licença sanitária; evitar ao máximo ingerir água do mar ou de rios; evitar alimentos gordurosos; fazer a limpeza da caixa d’agua e armazenar os alimentos refrigerados corretamente.
Além disso, os especialistas também ressaltam que a hidratação e reidratação em casos de diarreia e vômito são importantes. Em último caso, procure por atendimento médico, no Pronto Socorro, Unidades Básicas de Saúde e Hospital Municipal.
Após comentários nas redes sociais, a Sanepar negou que a água distribuída em Guaratuba esteja contaminada. Em nota, a companhia afirma que ''atesta e garante a qualidade do produto oferecido para a população e lembra que é responsabilidade do morador manter a caixa d ‘água limpa a vedada".
Além disso, a Sanepar ainda destacou que divulgar notícia falsa é crime e que "tomará medidas judiciais relacionadas a estas fake news".