Guarda Municipal já atendeu mais de 4 mil ocorrências no Centro de Curitiba em 2020

Redação

guarda municipal curitiba

De janeiro a junho de 2020, 4.086 ocorrências foram atendidas pela Guarda Municipal no Centro de Curitiba. O dado consta no GPEO (Grupo de Pronto Emprego Operacional) da corporação, divulgado nesta quinta-feira (2). Com isso, a média diária é de 23 atendimentos.

Nesse período, somente com o recorte das principais modalidades criminais, foram 668 pessoas presas e 83 adolescentes apreendidos.

Segundo a prefeitura de Curitiba, foram mais de 100 foragidos presos em mais de duas mil abordagens a suspeitos em praças e ruas. Alé m disso foram mais de 500 orientações diversas prestadas e 240 apoios ao cidadão. 366 registros são referentes a porte e uso de drogas.

O relatório do GPEO mostra ainda o atendimento das equipes a 84 situações de roubo e de tentativa de roubo, 83 de furto e de tentativa de furto, 24 de dano e pichação e 23 de tráfico de drogas.

“Com a contratação de mais profissionais para a corporação, foi possível ampliar as atividades, próximo a um modelo de polícia municipal, atuando diretamente como apoio às ações de segurança pública desenvolvidas pelas polícias estaduais”, explica o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

GPEO DA GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA

Criado em 2018 para ter mais efetividade nas ações e ampliar o programa de policiamento de proximidade – lançado pela atual administração municipal – o GPEO é composto por mais de 100 guardas municipais que contam com viaturas, motocicletas e módulos móveis, além do patrulhamento a pé pelas principais praças e ruas, 24 horas por dia. O GPEO conta ainda com equipes de ciclopatrulha (com bicicleta) e com a Patrulha de Proteção Animal.

A coordenação dos trabalhos fica a cargo do supervisor Antônio Flausino. “A intenção é que as equipes de guardas estejam mais atuantes e pró-ativas na prestação de socorro e atendimento às mais diversas situações ao cidadão aqui no Centro”, acrescenta ele.

Previous ArticleNext Article