Guardas Municipais têm armamento substituído por pistolas 9mm em Curitiba

Os guardas municipais de Curitiba começam a receber nessa semana novas armas. Os atuais revólveres e pistolas calibre 38..

Leonardo Gomes - BandNews FM Curitiba - 19 de janeiro de 2022, 14:45

Foto: Daniel Castellano / SMCS
Foto: Daniel Castellano / SMCS

Os guardas municipais de Curitiba começam a receber nessa semana novas armas. Os atuais revólveres e pistolas calibre 380 darão lugar a pistolas calibre 9 mm, alinhadas à tendência utilizada pelas principais forças de segurança pública mundo afora. A informação é da BandNews Curitiba.

Segundo a prefeitura, as mais de mil armas da empresa tcheca CZ serão entregues à medida que o efetivo passe pelo treinamento para utilização do novo equipamento. As primeiras 30 unidades foram distribuídas a integrantes do Grupo de Operações Especiais (GOE), ontem (terça-feira, 18) à tarde, na sede da corporação.

Segundo o secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, a pistola calibre 9 mm é o armamento para o qual as principais forças de segurança nacionais estão migrando, por proporcionarem maior precisão e controle pelo profissional que a utiliza, além de maior poder de defesa.

"Toda a atividade de segurança pública, da defesa da família curitibana, obriga ao oficial da lei a portar uma arma de fogo para proteger aqueles que estão sob sua tutela. Essa arma de fogo também protege nosso guarda municipal contra ações delituosas perpetradas por marginais usando armas de fogo. É um armamento extremamente moderno, tecnológico, o que vem a aumentar a vantagem competitiva e combativa da corporação contra aqueles que se opõem ao exercício da lei", pondera o secretário.

Conforme a Guarda, a entrega das novas armas é precedida de uma capacitação específica para utilização do armamento, ministrada por profissionais já treinados, entre inspetores e supervisores, da própria corporação. Os cursos já estão em andamento e continuam nas próximas semanas.